Novamente cancelado os Jogos da Melhor Idade de São Paulo devido à Pandemia do Covid-19

Definitivamente a ideia de mudar o tradicional nome de JORI- Jogos Regionais do Idoso, para JOMI- Jogos da Melhor Idade de São Paulo não deu sorte. Treze meses após ser cancelado (leia), ele novamente foi oficialmente desmanchado para 2021, devido às restrições que continuam impostas pela pandemia do COVID19.

Embora esse adiamento fosse esperado, já que poucas pessoas foram vacinadas até agora, a publicação no Diário Oficial no dia 27 de abril, desanimou muitos coordenadores de times de esporte e professores de grupos de atividade física para a terceira idade. Eles tinham a esperança que a Secretaria ajudasse na organização de alguma ação que ajudasse a principalmente motivar os idosos nesse período.

É claro que a saúde de todas as pessoas devem ser o foco principal agora, mas não podemos esquecer que temos também que preservar a saúde mental dos idosos. Muitos perderam amigos e parentes, outros não voltarão. Podemos pensar em outras atividades, mais simples, em eventos regionais, “caseiros”, pequenos campeonatos, de baixíssimo custo. As ligas e entidades assumindo um papel fundamental na manutenção da atividade para o idoso. É a oportunidade de voltarmos aos valores do início do século, com foco nas competições voltadas para agregar valores à qualidade de vida. Esquecer a vitória a qualquer preço. Esquecer somente os objetivos políticos imediatos. Acredito que na nova realidade as equipes de clubes terão papel fundamental, declara o Roberto Fonseca, professor de Educação Física, técnico de Voleibol Adaptado, dirigente da LIVATI – Liga Independente de Voleibol Adaptado à Terceira Idade e  atual presidente da CBEATI- Confederação Brasileira de Esportes Adaptados à Terceira Idade, entidade pioneira na organização de eventos esportivos voltados para os idosos.