Centro Cultural de Santo Amaro promove o “Nós na Janela” com idosos da Região Sul

 

Hoje, 28 de maio, o Nós na Janela, às 19 horas, através da página do Facebook do Centro Cultural Santo Amaro, coordenado por Andrea Sousa.

OCCSA está voltando aos poucos com atividades presenciais e continua com apresentações online.

A orientação artística está a cargo dos orientadores do Programa Vocacional 2.

 

Programa Vocacional há 20 anos na Cidade São Paulo

O Vocacional é um programa exitoso, voltado para o desenvolvimento artístico das pessoas a partir dos 14 anos, da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria da Educação. Teve início em 2001 com grupos de teatro da cidade e foi evoluindo até inserir outras linguagens como artes visuais, dança, literatura e música.  O Vocacional trabalha com a cidade dividida em Regiões. Os territórios próximos aos NCI, que vão participar da live, estão no que o programa chama de Sul 2.

No programa Vocacional nós não denominamos as pessoas como alunos, mas como artistas vocacionados. Pode parecer que não, mas a nomenclatura ajuda a começar a criar um pensar, uma nova relação entre o artista orientador e o vocacionado. É uma troca constante. Quando temos turmas da terceira idade é maravilhoso. Quando estávamos no físico íamos para as praças, para vários  lugares. A gente buscava se movimentar no território. Por que um dos princípios é ocupar os espaços com atividades culturais. Na Sul 2, temos a Casa de Cultura de Santo Amaro, a Casa de Cultura Manuel Mendonça, temos o Ceu Alvarenga, o CEU Casa Blanca, tem o Paraisópolis. Fazemos uma interligação em todos esses equipamentos. Se estivéssemos no físico estaríamos fazendo ações em todos eles. Isso cria uma oportunidade de reflexão, de troca de saberes, muito importante, explicou Marcelo Francisco do Nascimento (conhecido por todos como Marcelinho Back Spin) articulador regional da Sul 2.