Abertos oficialmente os JOMI- Jogos Municipais do Idoso de São Paulo

Rui, atleta da Zona Sul, acende a pira olímpica do Jogos Municipais do Idoso de São Paulo
Nilda Florio, funcionária pública aposentada, é a idealizadora dos Jogos Municipais que tenta organizar há 10 anos.
Nilda Florio, funcionária pública aposentada, é a idealizadora dos Jogos Municipais que tenta organizar há 10 anos.

A partir do dia 5 de novembro de 2014, todos os idosos da cidade de São Paulo interessados em disputar modalidades esportivas, ou mesmo torcer para os competidores, poderão participar dos eventos programados para o 1º JOMI- Jogos Municipais dos Idosos de São Paulo- lançado oficialmente ontem por autoridades da Prefeitura de São Paulo, no Ginásio do Pacaembu.

Na presença de cerca de 1000 idosos, quase todos oriundos dos grupos de terceira idade que mantem suas atividades nos CEU- Centros Educacional Unificados, da Secretaria de Educação- e nos Clubes Escola da Secretaria de Esportes, a médica Guiomar Silva Lopes, responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para os Idosos oficializou a abertura do JOMI, cujo período de inscrições vai até a véspera do início das competições. A maioria desses idosos tem familiaridade com esse tipo de evento já que todos os grupos lá presentes participam do JORI- Jogos Regionais dos Idosos, organizados anualmente pelo Governo do Estado.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, responsável pela realização do JOMI, fez um convênio com a ABRAPEFE- Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esporte para que ela assuma a condução técnica de todo o torneio. A ABRAPEFE é uma OCISP- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criada em 2010, que trabalha somente com torneios governamentais.

MODALIDADES– Nos Jogos Municipais dos Idosos de São Paulo serão disputadas 15 modalidades: 1. Atletismo Masculino/Feminino; 2. Bocha Misto; 3. Buraco Masculino/Feminino; 4. Coreografia Misto; 5. Damas Masculino/Feminino; 6. Dança de Salão Misto; 7. Dominó Masculino/Feminino; 8. Gateball Masculino/Feminino; 9. Malha Masculino; 10. Natação Masculino/Feminino; 11. Tênis Masculino/Feminino; 12. Tênis de Mesa Masculino/Feminino; 13. Truco Misto; 14. Voleibol Adaptado Masculino/Feminino; 15. Xadrez Masculino/Feminino.

PARTICIPAÇÃO– Poderão participar somente idosos (60 anos ou mais, completos até a data de inscrição) praticantes de atividades esportivas no município de São Paulo.

INCRIÇÃO– As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site oficial do JOMI www.jomi.org.br . Os grupos depois de inscritos só poderão desistir no Congresso Técnico de cada modalidade, que ainda não tem data marcada. Para todos as modalidades será preciso que cada participante apresente atestado médico.

Clique na imagem para ler a matéria estendida: