Neide Duque, presidente do GCMI que esteve internada volta para reuniões após feriado

Foto tirada hoje, sábado, 28 de agosto, no apartamento em que mora na Via dos Idosos.

A presidente do GCMI-Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, Neide Duque, que esteve internada, devido a um mal súbito, voltou para casa no último sábado (28/8).

Por telefone, ela disse ao Jornal da 3ª Idade, que pretende voltar a participar das reuniões agendadas, online, após o feriado, mas que a prioridade agora é a sua recuperação.

Segundo a Clínica de Cardiologia e Reabilitação de Campinas, o mal súbito não é uma doença. Trata-se de uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem. O mal súbito é, em si, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas. É um sinal de alerta importante para uma atenção maior à saúde. 

Íntegra da nota oficial do Hospital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio da direção do Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro, informa que a munícipe N.D.S. foi acolhida e atendida prontamente na respectiva unidade hospitalar em 23 de agosto, no setor de psiquiatria. A mesma foi assistida pelo serviço social do hospital e o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), da rede de Atenção Básica da SMS. A paciente e a sua responsável estiveram sempre cientes dos procedimentos clínicos e administrativos adotados. A usuária teve alta hospitalar no dia 24 de agosto e permaneceu em internação social. Nesta sexta-feira (27), passou por avaliação médica e hoje, sábado (28), teve alta da internação social.

Nota do GCMI

Na quinta-feira, 26 de agosto, a diretoria executiva do GCMI divulgou uma Nota, que provocou polêmica pelas redes sociais. Várias pessoas julgaram precipitada a decisão de divulgar a licença da presidente, “por tempo indeterminado”, antes da divulgação do laudo médico do hospital.

Texto da NotaA Secretaria Executiva do Grande Conselho Municipal do Idoso, vem por meio deste, comunicar que a Presidente Neide Duque Silva, está de licença para tratamento médico por tempo indeterminado . Enquanto aguardamos seu  retorno, o Conselho será representado pela Vice-Presidente Maria Aparecida Cruz de Souza. Comunicamos também que durante esse período não haverá alteração no Calendário. Informações que a Neide vem apresentado melhoras em seu estado clínico, façamos votos  de um pronto restabelecimento da nossa querida Presidente! Texto da nota do GCMI.

A vice-presidente, Maria Aparecida Cruz de Souza, representante da Zona Norte da Capital, não atendeu a solicitação do Jornal da 3ª Idade, de falar sobre o assunto, após a divulgação da Nota do GCMI.