Faleceu Nilda Flório, que foi vice-presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso de SP

Nilda Florio faleceu aos 86 anos depois de décadas dedicadas aos esportes na terceira idade. Foto: www.jornal3idade.com.br
Nilda Florio faleceu aos 86 anos depois de décadas dedicadas aos esportes na terceira idade. Foto: www.jornal3idade.com.br

É com pesar que o Jornal da 3ª Idade registra o falecimento de Nilda Abdo Gorayb Florio que foi vice-presidente do GCMI-Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo.

É difícil encontrar uma pessoa entusiasta das atividades físicas para terceira idade que não tenha encontrado a Dona Nilda, como era chamada nos meios esportivos. Ela foi uma das pessoas que mais trabalhou pela realização do JOMI- Jogos Municipais dos Idosos de São Paulo.

Durante anos frequentou as etapas do JORI- Jogos Regionais do Idoso. A ex-primeira dama de SP, Lu Alckmin costumava dizer “enquanto a Nilda não chega o JORI não começa”, devido à bagunça que fazia com a torcida.

Ela estava com 86 anos, nascida em 25 de janeiro de 1935. Deixou dois filhos, uma filha, dois  netos e duas netas. A família não falou qual foi a causa da morte.

A despedida restrita aos familiares e amigos próximos será amanhã, 14 de setembro, às 10 horas no Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.

Homenagens

Peguei muita estrada em São Paulo com a Nilda, indo atrás dos encontros do JORI. Discutimos muito com parlamentares para criar a Lei do JOMI- Jogos Municipais dos Idosos de SP, que até hoje não saiu no papel. A última vez que a encontrei foi na Conferência Municipal do Idoso de SP, no Anhembi, em 2019. Não estava bem de saúde, mas “não largava o osso”, como se diz na gíria. Queria estar na Conferência para falar do JOMI. Só não acho que vai conseguir descansar em paz, vai bagunçar a torcida, onde estiver. Hermínia Brandão, editora do Jornal da 3ª Idade.

……….

Nilda sempre foi uma  ativista pelos direitos dos idosos esportistas. Sempre levantou a bandeira da retomada dos Jogos Municipais dos Idosos e da prática regular da atividade física. Nilda Florio, Vida Feliz, Vida cheia de Otimismo e Conquistas Esportivas! Nilda sempre foi uma recrutadora de esportistas idosos! O interesse maior de Nilda Florio sempre foi a proteção da vida e da saúde através da prática esportiva para pessoas idosas. Dineia Cardoso, conselheira do GCMI representante da Secretaria Municipal de Esportes.

……….

Dona Nilda sempre dizia ” Somos todos partes de uma mesma família. Com gostos e afinidades ou não isso somos nos idosos. Às vezes temos a graça de, no decorrer de nossa existência, encontrar ” amigos como se fosse parentes próximos”. Essas pessoas são exatamente aquelas que nos acompanham de forma muito mais presente e íntima para escutar nós idosos em alguma passagem de nossas vidas. Alexandre Teixeira Ramos, ex-coordenador da Coordenadoria da Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo.

……….

Nilda foi uma guerreira e batalhadora na luta pelo envelhecimento saudável através dos esportes! Marly Feitosa, ex-presidente do GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo.