O 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para Pacientes em 8 e 9 de outubro de 2021

O 1º Fórum Nacional de Cuidados Paliativos para Pacientes está agendado para os  dias 8 e 9 de outubro de 2021, no formato virtual, organizado pela Casa do Cuidar.

A proposta do evento é ampliar o olhar das pessoas, sobretudo de profissionais da área da saúde,  sobre  como proporcionar suporte e qualidade de vida nos cuidados a pacientes com doenças graves e incuráveis, a partir da abordagem multidisciplinar.  

A médica de cuidados paliativos, Ana Claudia Quintana Arantes, a psicóloga Cris Prade e a escritora Ana Michele Soares, as organizadoras deste 1º Fórum têm como objetivo promover a reflexão de pacientes, familiares, cuidadores e a conscientização de profissionais da saúde sobre o tema.

Os painéis de debate são compostos por especialistas (médicos, psicólogos, assistente social, entre outros), porém, o protagonismo fica por conta dos integrantes da Casa Paliativa, pacientes com doenças graves, que vão compartilhar suas experiências e expectativas, em torno da importância do cuidado paliativo.

Programação: a médica Ana Claudia Quintana Arantes falará sobre dimensão física do cuidar, em Manejo de Dor e Fadiga e a dimensão emocional sobre a postura dos pacientes diante da dor da morte em Desistindo de desistir; o médico Rodolfo Moraes debaterá O que é preciso saber sobre os cuidados paliativos; a psicóloga Cris Ferraz Prade – tema: dimensão familiar “Cuidando de quem cuida”; o professor Gustavo Gitti falara sobre A importância da autocompaixão durante os desafios da vida e o capelão Roberto Miguel sobre O Sagrado de cada um.

Para participar do evento é necessário realizar inscrição, que é gratuita através do link do evento

Profissionais interessados em obter certificado de participação (10 horas) mediante o pagamento de uma taxa de R$49,90.