Livro dos Recordes divulgou que são as gêmeas idênticas mais velhas do mundo, com 107 anos

Umeno (esqueda) e Koume (direita) com seus certificados oficiais de gemeas mais idosas do mundo. Foto: Reprodução/Guinnes World Records
Umeno (esqueda) e Koume (direita) com seus certificados oficiais de gemeas mais idosas do mundo. Foto: Reprodução/Guinnes World Records

Umeno Sumiyama e Koume Kodama são irmãs que nasceram na quarta-feira 5 de novembro de 1913, na Ilha de Shodo, prefeitura de Kagawa, Japão, em uma grande família de 13 pessoas. 

No dia 1 º setembro de 2021 elas foram confirmadas pelo livro dos recordes (Guinness World Records) como sendo as gêmeas idênticas mais velhas do mundo, mas somente divulgadas na segunda-feira 20/9.

Elas passaram por duas guerras mundiais e atualmente vivem, separadas, em casas de repouso, distante cerca de 300 km, o que as impede de se encontrarem com tanta frequência.

Na verdade, desde muito cedo seus destinos tomaram rumos diferentes. Quando terminaram o ensino fundamental, Koume deixou a ilha para trabalhar com o tio em outra cidade. Umeno ficou em Shodoshima, onde se casou e formou sua família.

Devido à pandemia da COVID-19, o Guinness World Records não pôde visitar as gêmeas pessoalmente para apresentar seus certificados oficiais, que foram enviados para as irmãs pelo correio e entregue pelos diretores das casas de repouso.