Governo Federal vai realizar de 29 de setembro a 1º de outubro de 2021 a 5ª CNDI virtual

Com o tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas o governo federal vai realizar, no período de 29 e 30 de setembro de 2021 e 1º de outubro de 2021 a etapa Nacional da 5ª CNDPI- Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, no formato virtual.

Nesse período serão apresentadas as propostas aprovadas nas etapas regionais (leia). A intenção da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa é que ao final do evento as propostas resultantes influencie a elaboração de políticas públicas, projetos de lei e demais ações voltadas para os idosos.

Nos três dias da etapa, tanto os delegados representantes dos Estados, como o público em geral poderão assistir as transmissões da abertura, das palestras e os encerramentos diários, através do canal do CNDI pelo Youtube.

Propostas aglutinadas

Segundo o Caderno de Propostas encaminhado para os delegados e delegadas que irão participar da etapa nacional, a coordenação geral da 5ª CNDPI recebeu um total de 568 propostas oriundas de 20 estados e do Distrito Federal. Considerando a supressão do número de propostas idênticas, e após organização das propostas de acordo com sua semelhança temática, 519 propostas foram apreciadas durante as etapas regionais. Após o processo de aglutinação nas Etapas Regionais, este número foi reduzido para um total de 344 propostas.

As 344 propostas foram encaminhadas para organização do caderno nacional, que após a sintetização do conteúdo principal das propostas em função de sua semelhança resultou em 99 propostas para serem apreciadas pelas delegadas e delegados na etapa nacional da 5ª CNDPI.