Paraná realizou os JIIDOS 2021, 15º Jogos de Integração do Idoso, de 18 a 23 de outubro

John Haste, de 77 anos na abertura dos 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDOS), do Paraná. Em 2021 reuniu 1200 pessoas, com todos os protocolos de segurança. Foto: SECOM/PR
John Haste, de 77 anos na abertura dos 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDOS), do Paraná. Em 2021 reuniu 1200 pessoas, com todos os protocolos de segurança. Foto: SECOM/PR

Para marcar a retomada das competições esportivas da terceira idade, o Governo do Paraná realizou de 18 a 23 de outubro, na cidades de Guaratuba e Ponta Leste, a 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDOS). 

Segundo a Superintendência do Esporte, organizadora do torneio, participaram 32 municípios, representados por cerca de 1200 participantes, sendo 888 atletas (todas as pessoas idosas com 60 anos e mais) e 312 pessoas entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores.

A cerimônia de abertura, na noite de 18 de outubro, no Ginásio de Esportes Governador José Richa, em Guaratuba, foi marcada por apresentações circenses e danças. A pira olímpica foi acesa e conduzida pelos atletas John Haste, de 77 anos, e Relindes Haste, de 80 anos, que já participaram da competição, diversas vezes. Para participar, todas as pessoas tiveram que provar que haviam tomado as duas doses da vacina contra a COVID-19. 

Abertura dos 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDOS), do Paraná. Em 2021 reuniu 1200 pessoas, com todos os protocolos de segurança. Foto: SECOM/PR

O evento de 2021 contou com muitas inovações: uma programação durante o dia, em que equipes além de realizar a avaliação física dos participantes, fizeram caminhada da saúde, jogos de salão e oficinas de ritmo. Além dos jogos disputados nas modalidades de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, os participantes ainda contam com uma programação especial com karaokê, baile à fantasia, festival de carteado, entre outras atividades.

Também foi oferecida uma capacitação para todos os profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios do Estado do Paraná, que passará a ser constante nos próximos anos.

Na ocasião, estiveram presentes o Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Helio Wirbiski, a Superintendente de Ação Solidária, Cristina Ricordi, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, o prefeito de Mercedes, Laerton Weber, e várias autoridades.

Na abertura também os JIIDOS 2021 mais uma vez inovaram com a apresentação do Centro de Memória do Esporte do Paraná que levou a exposição “Integração da Terceira Idade Paranaense”, contando a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, desde 1996, com homenagens a três atletas: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy.

Os Jogos foram sediados em dois municípios: Guaratuba recebeu as competições e Pontal do Paraná sediou as oficinas.

O encerramento foi no sábado 23 de outubro, com uma grande festa com apresentações artísticas, entrega de troféus às cidades participantes e medalhas para todos os atletas.  Foram cinco dias de muita prática esportiva, competições, oficinas, lazer, diversão e muita alegria.

Nossos idosos, depois de muito tempo reclusos devido à pandemia de COVID-19 estão voltando a viajar, praticar esporte, ter contato com a natureza, socializar e o mais importante, voltaram a sorrir e a vivenciar momentos que lhes proporcionaram melhora na qualidade de vida. Nossos idosos estão de parabéns. São exemplos de superação e muita disposição, que inspiram a todos nós. Os JIIDOS seguiram os protocolos de biossegurança contra o COVID-19. Todos os participantes já estavam vacinados com as duas doses e realizaram testes antes dos jogos. Não tínhamos porque deixar de fazer, falou o  Superintendente de Esporte do Governo do Estado, Hélio Wirbiski.