No Dia Mundial do Diabetes a ADJ Diabetes Brasil promove ações digitais para informar

Para chamar a atenção sobre a gravidade da epidemia do diabetes e gerar conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, a ADJ Diabetes Brasil promove na próxima quarta-feira, 10 de novembro, duas ações digitais.

Uma delas é a competição que envolve o conhecimento de diabetes entre duas famílias, o Quem Sabe Ganha – game do diabetes. A partir das 19h, a competição será transmitida ao vivo em um evento digital nos canais (https://www.facebook.com/ADJDiabetesBrasil e https://www.youtube.com/adjdiabetesbrasil). Terá a participação de duas famílias, devidamente uniformizadas, que competirão sobre conhecimento em diabetes. O apresentador Tom Bueno, jornalista, influenciador em diabetes, cujo canal “Um Diabético”fará a moderação da iniciativa, e a Dra. Denise Reis Franco, endocrinologista, pesquisadora do Cpclin- Centro de Pesquisa Clínica e diretora da ADJ Diabetes Brasil, participará para dar todas as explicações sobre os temas abordados.

A outra um Jogo da Memória baseado nos sete comportamentos do autocuidado do diabetes (atividade física, teste de glicemia, bem estar, prevenção, tratamento, alimentação e bons hábitos). Ele poderá ser acessado em www.adj.org.br

Cerca de 77% das pessoas com diabetes tipo 2 não são aderentes ao tratamento e desenvolvem com mais facilidade uma série de complicações. O convívio com a doença requer atenção e cuidados constantes, que passam a fortalecer a autoestima e uma maior compreensão da própria saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país em número de pessoas com diabetes chegando a cerca de 16 milhões de pessoas portadoras. De acordo com o relatório preliminar da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicado em setembro, 8,2% dos brasileiros têm a doença, sendo maior entre as mulheres (9,0%) do que entre os homens (7,3%).

O que é Diabetes?

O Diabetes Mellitus  é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo

Tipos de Diabetes

Existem dois tipos de diabetes: o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. Apesar do nome, são doenças diferentes, que possuem duas coisas em comum: a deficiência na produção da insulina e o excesso de açúcar no sangue.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que faz com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente.

No diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina, ainda que insuficiente, mas ela não pode ser plenamente metabolizada pelo organismo em decorrência da resistência à insulina que ocorre nos órgãos e músculos.