logo

Campos do Jordão promete abertura diferenciada na 1ª vez que sedia o JOMI

Auditório Claudio Santoro, de Campos do Jordão, palco principal do Festival de Inverno abrigará a abertura do JOMI 2022. Foto: Secom/PMCJ

A abertura do JOMI-Jogos Estaduais da Melhor Idade, no próximo dia 30 de março, deverá ser diferenciada, no Auditório Cláudio Santoro, que anualmente é o palco principal do maior festival de música clássica da América Latina. A cidade que pela primeira vez vai sediar o principal torneio dos idosos esportistas de São Paulo, quer manter a elegância que é a referência do município.

A afirmação é do Secretário Municipal de Esportes de Campos do Jordão, Marco Aurélio Zoffoli que diz estar se dedicando para que essa estreia dos jogos na cidade fique marcada para as delegações das 33 cidades que confirmaram participação no evento.

O Congresso Técnico será no dia 23 de março, no Espaço Cultural.

 

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras das cidades onde eles acontecem. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino); Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto);  Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).