logo

José Edvar Simões e Dirce Marsson foram homenageados em São José dos Campos

O ex-jogador e técnico Edvar Simões, com uma longa trajetória nos esportes, homenageado na abertura da 2ª Semana Municipal de Basquetebol. Foto: Divulgação

Dirce Marsson com 97 anos e José Edvar Simões, com 79 anos, dois expoentes do passado esportivo de importantes clubes do Interior de SP, foram homenageados na cerimônia de abertura da 2ª Semana Municipal do Basquetebol de São José dos Campos no último sábado, 5 de março. Na ocasião, o Museu de Esporte fez uma exposição fotográfica contando um pouco da história do basquete joseense.

O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, com apoio da Organização Social São José Desportivo e da ACM (Associação Cristã de Moços), entidade responsável pela criação do basquete no mundo, será realizado até o domingo 13/3, com uma extensa programação que inclui jogos, clínicas, exposição, palestra e homenagens.

José Edvar Simões 

Edvar Simões, como ficou mais conhecido, vai completar no próximo dia 23 de abril seus 79 anos. Joseense, ele começou a jogar basquete na equipe do São José, nos anos 60, que já tinha tradição no basquete brasileiro. Depois jogou no Corinthians, Trianon de Jacareí e Palmeiras. Voltou para São José como técnico, sendo bicampeão estadual, campeão brasileiro e vice sul-americano pelo Tênis Clube, os maiores títulos do basquete joseense.

 Pela seleção brasileira foi armador e participou de três Jogos Olímpicos: medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, na cidade do México em 1968 (4º lugar) e em Munique, em 1972.  Foi vice-campeão mundial em 1970, na Iugoslávia.

Após encerrar sua carreira de atleta, tornou-se um dos mais importantes técnicos do Brasil, comandando a seleção nacional no Campeonato Mundial de 1982. Foi pentacampeão da Taça Brasil de Clubes (Tênis Clube de São José/1981 e Monte Líbano/1984, 85, 86 e 87). No Monte Líbano, foi ainda bicampeão sul-americano e conquistou o vice-campeonato mundial de clubes (1985)

Nos anos 1990, teve uma experiência de três anos como gerente de futebol do Corinthians.

 

Dirce Mello Marson

A professora Dirce Mello Marson, hoje com 97 anos, é uma das precursoras do basquete feminino de São José dos Campos. Viúva do jogador de basquete Alberto Marson, fez parte da equipe comandada pelo professor Edesio Del Santoro, que fez história nas competições regionais no final dos anos 40 e início dos anos 50.

Ela Atuou pelo Tênis Clube São José e CR Tietê (SP), conquistando o título dos Jogos Abertos do Interior na década de 40 e do Troféu Bandeirantes (1949). Também foi campeã brasileira pela Seleção Paulista em 1950.

 

Programação da 2ª Semana Municipal do Basquetebol de SJC

5 a 13 de março de 2022

05/03 – Sábado

10h às 12h – Clínica de Basquetebol para crianças de 11 a 14 anos (inscrições no local)

Local: ACM São José dos Campos (Rua José Alves dos Santos, 172 – Floradas de São José

19h – Cerimonial de abertura oficial da sede da Conferência Amaury Passos do Campeonato Brasileiro de Basquete

Homenagens a dois ex-atletas representativos do basquete em São José dos Campos: Edvar Simões e Dirce Marson e exposição sobre a história do basquete joseense

Local: Shopping Oriente (Rua Andorra, 500 – Jardim América)

06/03 – Domingo

8h às 12h – Torneio Amador Masters de Basquetebol Joseense

Local: Teatrão (Rua Dr. Ricardo Edwards, 95 – Vila Industrial)

13h – Quadrangular Sub-12/Atleta Cidadão

Local: Teatrão

19h30 – São José Baskteball x Sodiê Salgados/Mesquita/LSB-RJ – abertura do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino

Local: Ginásio Linneu de Moura – AESJ (Travessa César Leite, 20 – Centro)

07/03 – Segunda-feira

17h – Palestra com o treinador do São José Basketball, Sebastián Figueredo, aberta a profissionais de educação física

Local: Auditório da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

Campeonato Brasileiro

Jogos no ginásio Linneu de Moura

08/03 – Terça-feira – São José x Botafogo

10/03 – Quinta-feira – São José x Praia Clube

11/03 – Sexta-feira – Osasco x São José

12/03 – Sábado – São José x Santos

13/03 – Domingo – Vila Nova x São José

 

Dirce Mello Marson pioneira nos anos 1940. Foto: Museu do Esporte/SJC