Mês Mundial da Prevenção do Câncer de Próstata

Cartaz Novembro Azul
Cartaz Novembro Azul
Cartaz Novembro Azul

O Novembro Azul- inspirado no Outubro Rosa- pretende dar visibilidade para a necessidade de quebrar o tabu masculino em relação aos exames clínicos necessários para prevenção do câncer de próstata.

Vem se tornando cada vez mais conhecido por envolver campanhas que iluminam de azul as fachadas de prédios famosos em todo o país, da mesma forma como fazem luzes rosas no período das mulheres.

Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, pois é a data de nascimento do Dr. Frederick Banting, o médico canadense descobridor da insulina.

Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Dia 19 de novembro é o Dia Internacional do Homem, desde 1999.

Câncer de Próstata

O Movember é um movimento que surgiu na Austrália, em 2003 aproveitando os eventos que marcavam o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Em alguns países além da campanha de conscientização são promovidos concursos com homens com bigodes ao estilo do personagem Mario Bros, que é o símbolo da campanha. Por isso o bigode farto passou a ser quase que um logotipo do Novembro Azul, em todo o mundo.

Há 13 anos vem se alastrando por vários países como uma efeméride para movimentar ações de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce desse câncer que é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem além da idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais. A alimentação gordurosa, o sedentarismo e o excesso de peso são aceleradores da doença. Os negros constituem o grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Segundo dados do INCA- Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Dia do Homem

A criação da data teve como objetivo a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, já que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O início da comemoração foi em 1999, pelo professor de história Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago.
No Brasil, o Dia do Homem é em 15 de julho.