logo

Piracicaba, Lençóis Paulista e Botucatu são as cidades campeãs da 1ª Etapa do JOMI Estadual 2023 que reuniu 1500 pessoas da 3ª Região Esportiva do Estado de SP

Representantes das cidades de Piracicaba, Lençóis Paulista e Botucatu recebem os troféus de campões da 1ª Etapa do JOMI Estadual 2023. Foto: Secom/PMLP
Representantes das cidades de Piracicaba, Lençóis Paulista e Botucatu recebem os troféus de campões da 1ª Etapa do JOMI Estadual 2023. Foto: Secom/PMLP

Piracicaba ficou com a primeira colocação geral (170 pontos), a cidade anfitriã Lençóis Paulista, em segundo lugar com 135 pontos e  Botucatu (99 pontos), terminou em terceiro. As cidades venceram a 1ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade (JOMI Estadual 2023), encerrada ontem (2/4).

O JOMI aconteceu entre os dias 28 de março e 2 de abril, com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Foram disputadas 14 modalidades, com a representação de 38 cidades da 3ª Região Esportiva do Estado de SP.

3ª Região Esportiva do Estado de SP

A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por 8 Regiões Esportivas, diferentes das 16 Regiões Administrativas do Estado. Lençóis Paulista está na 3ª Região Administrativa, que tem a cidade de Bauru como  referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino.

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.

Calendário de todas as etapas