logo

“No clima do Rodeio” da Coreografia de Mirassolândia ficou em 1º lugar na 6ª Etapa Estadual do JOMI 2023

Com o tema “No Clima do Rodeio”, a equipe da cidade de Mirassolândia, conquistou a Medalha de Ouro, com o 1º lugar na modalidade Coreografia, na 6ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (o JOMI Estadual), que até o domingo 11 de junho estará sendo realizado no município de Araçatuba. 

Bilac ficou com a Medalha de Prata e Bálsamo com a Medalha de Bronze, todas na categoria Coreografia B. A única concorrente na Categoria A foi a cidade de São José do Rio Preto, que será a anfitriã da final em setembro, que assim ficou diretamente classificada.

As apresentações da modalidade aconteceram na quadra esportiva da Emeb Euza Neuza Marcondes Lários, com a representação das delegações das 53 cidades participantes, que até o final do torneio somarão 2500 atletas envolvidos.

Na mesa da abertura solene do evento estavam o Prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a Coronel PM Helena Reis, Secretaria Estadual de Esportes, a supervisora de Coreografia e de Dança de Salão da organização do JOMI, Glícia Bellemo; o secretário municipal de Esporte Lazer e Recreação de Araçatuba, Sérgio Tumelero, além de várias outras autoridades locais.

A Coreografia de Mirassolândia, que tinha ficado no ano passado com o terceiro lugar, desta vez venceu com um grupo de 9 dançarinos e 2 professores coordenadores, que atuam durante todo o ano no Centro de Convivência Municipal. Os coreógrafos são Cássia Heleno e Fagner Rodrigues.   Os dançarinos são: Augusto Torrezim, Angelina Tondanti, Maria Aparecida Secco, Ilidia Delgado,Rosimary Hurtado, Neuza Zampieri, Maria de Lurdes Zampieri, Divina de Paula e Josefina Torrezim.

A cidade de Mirassolândia repetiu em 2023 o feito do ano passado, quando foi participar do JOMI em Araçatuba somente com a modalidade Coreografia e ficou no pódio. 

Cidades que estão em Araçatuba são da 6ª Região Esportiva de SP

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Araçatuba está na 6ª Região Esportiva, que tem a cidade de São José do Rio Preto como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. 

Leia todas as matérias da 6ª Etapa do JOMI Estadual 2023