logo

Grupo Mariama, o primeiro da terceira idade negra de SP, completou 30 anos com festa no CRECI

O Grupo Mariama que foi fundado em 1993, nas dependências do Conselho da Comunidade Negra, comemorou seus de 30 anos, reunindo alguns dos seus fundadores e convidados, no auditório do Centro de Referência da Cidadania do Idoso, no Centro da capital, em São Paulo, na última sexta-feira, 7 de julho.

A professora de música Maria Apparecida Amaral da Silva, que acabou de completar 94 anos, que exerceu a presidência do Grupo três vezes, foi a anfitriã da comemoração. No seu discurso ela lembrou que o Grupo Mariama nasceu por iniciativa de várias pessoas negras que sentiam a necessidade de um grupo de terceira idade que falasse das necessidades particulares no envelhecimento. Leia entrevista dada ao Jornal da 3ª Idade, em novembro de 2022.

O Grupo Mariama é presidido atualmente por Maria Lija Rosa (filha de Lígia Amaral, uma das fundadoras), que também estava presente e falou com emoção do começo do grupo.

Dona Cida, como todos a tratam, contou também que o nome Mariama foi adotado tomando um dos versos do poema-oração de D. Helder Câmara, o Bispo mais famoso do Brasil, que foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, duas vezes indicado ao Nobel da Paz.

O convidado mais esperado foi o Padre José Enes de Jesus, um dos fundadores da Pastoral Afro-Brasileira da CCBB e um dos religiosos mais respeitados do Brasil quando se debate os direitos humanos, na atualidade.