logo

Eleição do CMI-SP teve pouca divulgação nas regiões e total desorganização em algumas Subprefeituras

Hermínia Brandão
herminia@jornal3idade.com.br

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo realizou no último sábado, 2 de setembro de 2023, das 9 às 17 horas, a eleição dos novos conselheiros da sociedade civil, para o biênio 2023-2025.

Foram 23 pontos escolhidos pela Comissão Eleitoral, negociados com as Subprefeituras, que ficaram de ceder o espaço com o mínimo necessário, de gente e estrutura, para a realização do pleito.

Infelizmente, em algumas Subprefeituras ocorreram casos de falta de respeito com as pessoas idosas, sendo que especialmente em Ermelino Matarazzo  houve até denúncia de maus tratos.

O Jornal da 3ª Idade fixou sua base para acompanhar a eleição na Subprefeitura Sé, que deu um atendimento exemplar às mais de 300 pessoas que por lá passaram, contando inclusive as dezenas que não eram domiciliados na Região Centro e que pensaram que podiam votar fora do seu território.

Atenção aos preparativos

Na manhã da sexta-feira, 1/9, o  Jornal da 3ª Idade enviou para as Subprefeituras responsáveis pelos 23 pontos de votação, um e-mail para as respectivas assessorias de imprensa, perguntando se estava tudo preparado para receber os eleitores idosos, se haveria água potável e banheiros disponíveis. 

Sete Subprefeituras responderam que sim, estavam cientes, preparadas, ressaltando inclusive a colaboração que tinham prestado na divulgação (Butantã, Freguesia/Brasilândia, Itaim Paulista, Mooca, Vila Prudente e Pirituba Jaraguá).

A Subprefeitura de Campo Limpo respondeu que lá não haveria votação que seria no CRAS.

A Subprefeitura de São Mateus respondeu que: conforme combinado com a Secretaria dos Direitos Humanos, só cederia o espaço, que não tinha previsto funcionários de plantão nem qualquer estrutura extra.

As demais Subprefeituras não responderam.

Subprefeituras com muitas reclamações das pessoas idosas

Logo nas primeiras horas de votação, no sábado 2/9,  o Jornal da 3ª Idade começou a receber reclamações das Subprefeituras de Pirituba, M´Boi Mirim, Campo Limpo, Capela do Socorro e Ermelino Matarazzo.  As pessoas idosas chegaram muito cedo às dezenas e como as Subprefeituras não estavam estruturadas, começou a confusão.

Pessoas ligaram reclamando que às 9 horas não tinha ninguém para receber os idosos na Subprefeitura de Pirituba. 

No M´Boi Mirim havia mais de 70 pessoas sem poder entrar no recinto, sem lugar para sentar, debaixo do sol. Lideranças de idosos do distrito acreditam que mais de 100 pessoas deixaram de votar diante das dificuldades que só começaram a ser solucionadas no começo da tarde.

No Campo Limpo o problema foi causado pela forma errada como fizeram a lista dos pontos de votação. O endereço era o do CRAS, mas no folheto listado na coluna das Subprefeituras. Os idosos sem entender cobravam de quem estava lá, que por sua vez respondia irritado. Muita reclamação.

Na Subprefeitura da Capela do Socorro uma idosa passou mal e não tinha esquema de atendimento de urgência. Ela demorou para ser atendida, segundo vários idosos. Muita gente esperando para votar sem a infraestrutura necessária.  Foi a Subprefeitura com maior número de votantes. As lideranças locais acreditam que passaram mais de 1500 pessoas e mais de 200 desistiram de votar.

Na Subprefeitura de Ermelino Matarazzo foi um caos desde cedo. Cerca de 100 pessoas chegaram para votar nas primeiras horas e passaram a reclamar de falta de água, de banheiro, de lugar para sentar e do mau humor dos atendentes. As lideranças dos movimentos de idosos dos bairros da Região afirmaram que muitos idosos foram embora e que isso prejudicou os resultados. A Guarda Civil Metropolitana precisou ser chamada para acalmar os ânimos. O Subprefeito foi chamado para colocar ordem no espaço. No meio da manhã de sábado, depois de algumas horas do início da votação, o Sindicato Nacional dos Aposentados já tinha emitido uma nota para a imprensa denunciando a forma como os idosos estavam sendo tratados.

O Jornal da 3ª Idade pediu, ontem, segunda-feira 4/9, uma nota de esclarecimento para a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo. A assessoria de imprensa tinha prometido enviar até o começo da tarde, mas a nota não veio. Um assessor da Secretaria das Subprefeituras ligou para reclamar do Jornal da 3ª Idade dizendo que não é permitido entrar em contato direto com as assessorias de imprensa das Subprefeituras, que sempre que tiver esse tipo de demanda tem que passar antes pela Secretaria das Subprefeituras.

Fica a pergunta: então para que servem as assessorias de imprensa das Subprefeituras se não podem atender a demanda de uma jornal que está cobrindo um evento no seu território e espaço?

O que fica de aprendizado

Os Fóruns da Pessoa Idosa e as lideranças dos territórios, mesmo sem apoio da Prefeitura, mesmo sem material de campanha, conseguiram mobilizar as pessoas para irem votar.

O que faltou foi organização da Prefeitura que não fez uma campanha de comunicação junto às Subprefeituras, não colocou cartazes nos ônibus, não criou chamadas nas TVs jornais do Metrô, não divulgou nos meios de comunicação. Há semanas as eleições para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente estão em todas as mídias. Por que não a dos idosos?

Sem conhecer a movimentação que estava acontecendo nos territórios desde que abriram pela primeira vez as eleições para a possibilidade de votos oriundos de sindicatos e universidades, a Prefeitura fez uma estimativa baseada nas eleições de 2018. 

A primeira tarefa do novo conselho é ensinar para funcionários de alguns setores da Prefeitura como os idosos se comportam em situações como essa das eleições: sempre chegam cedo, sempre chegam em grupos, precisam de material com letras grandes, precisam ao procurar orientação ser atendido por funcionários capacitados, que os tratem com respeito. Precisa ensinar para funcionários idosos que eles não podem se prevalecer dos cargos para tratar mau outros idosos.