logo

Delegação de Itapecerica da Serra, SP, terá 23 pessoas na 3ª etapa do JOMI

Equipe de Voleibol Adaptado Feminino 70+ de Itapecerica da Serra, Medalha de Bronze no 3º JATIO- Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco, em 2019. Foto: delegação

Itapecerica da Serra, cidade da Grande São Paulo, vai participar da 3ª etapa dos  JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade 2022, no período de 17 e 22 de maio, na Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo.

A representação vai com 23 pessoas entre atletas e professores e será chefiada por  Silmara de Fátima Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Esportes de Bertioga.

Os itapecericanos  vão disputar 5 das 14 modalidades do torneio: Vôlei adaptado 70+, Buraco, Malha, Bocha e Truco. 

A fase regional, na Praia Grande, será classificatória para a estadual, que será em Presidente Prudente, entre 8 e 13 de julho. 

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo ex- governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Calendário de todas as etapas

Reportagens 3ª etapa do JOMI 2022 na Praia Grande