logo

Governo de SP anuncia postos de vacinação “drive-thru” na capital para imunizar idosos

Lourdes Vitor da silva, de 91 anos, a primeira idosa vacinada em São Paulo na fase dos 90+. Ela é usuária da UBS Jardim Nélia, no bairro do Itaim Paulista, último distrito da Zona Leste 2. Foto: Ascom/Saude/PMSP

O Governador João Doria anunciou hoje, quarta-feira 3 de fevereiro, a ação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo para vacinação dos idosos na capital, a partir da próxima segunda-feira 8 de fevereiro de 2021. Serão criados cinco pontos em sistema drive-thru, segundo as autoridades, para garantir conforto ao público acima de 90 anos.

“Vamos intensificar o programa de vacinação dos idosos de forma segura, organizada e planejada em todo o Estado. Os idosos que não puderem se deslocar para os locais de vacinação, receberão a vacina contra COVID-19 em suas casas”, afirmou Doria.

Na capital, os drive-thru serão localizados no Estádio do Pacaembu, na Arena Corinthians, no Autódromo de Interlagos, no Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente. Além destes locais, a Prefeitura de São Paulo vai garantir a vacinação dos idosos em uma rede de 468 Unidades Básicas de Saúde espalhadas em todas as regiões da cidade e em 4 Centros Escola do município.

O horário de funcionamento nos drive-thrus será das 8 às 17h. Nas UBS, a vacinação será realizada das 7 às 19h. Apenas na capital, a previsão é de imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos de um total de 206 mil em todo o Estado.

“Os 644 municípios estão também vendo suas estratégias de vacinação, seja pelo drive-thru ou casa a casa, principalmente para os pacientes acamados. Cada município tem a capacidade de olhar para o seu território e de adotar a estratégia que for melhor para atender a sua população”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora de Controle de Doenças e Coordenadora do Plano Estadual de Imunização.

Segundo a gestão estadual, serão criados cinco postos de vacinação drive-thru, são eles:

  • Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller;

  • Estádio Neo Química Arena (Corinthians);

  • Autódromo de Interlagos; – Rua Jacinto Júlio, portão EHN;

  • Anhembi – Rua Olavo Fontoura – Portão 38;

  • Igreja Boas Novas – Rua Marechal Malet, 611 – Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo;

Pré-cadastro no site “Vacina Já”

O pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a COVID-19 no site Vacina Já economiza 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 minuto para quem preencheu o formulário. Presencialmente, em média, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.

Nova remessa

Segundo o governo estadual, com a nova remessa de 587,1 mil doses de vacina, produzidas no Instituto Butantan será possível que a totalidade do público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla os trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizados, seja imunizada. Estas novas doses permitirão que na próxima segunda-feira (8), os idosos acima de 90 anos também possam ser vacinados.