logo

Governo de SP afirma que site “VacinaçãoJá” não é obrigatório e serve para agilizar cadastro

O Governo de São Paulo lançou no domingo 17 de janeiro, logo após o início da vacinação contra a COVID-19, o site www.vacinaja.sp.gov.br com informações sobre a  campanha e uma ficha, pedindo informações dos que querem se vacinar.

O preenchimento deste cadastro logo suscitou dúvidas entre os idosos e na tarde de ontem (18/1) foi motivo de declarações controversas mesmo entre os profissionais de saúde, sendo que muitos, inclusive médicos experientes, estão desaconselhando a sua utilização.

Para esclarecer o assunto, o Jornal da 3ª Idade conversou com dois profissionais importantes para o entendimento desta questão.

A Dra Claudia Fló, Fisioterapeuta; especialista em gerontologia pela SBGG; doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), ex-presidente do CEI- Conselho Estadual do Idoso de SP e atual representante da Secretaria Estadual de Saúde na atual gestão. Ela garantiu a fidelidade do site e explicou que a intenção é facilitar o momento que as pessoas estarão no local da vacina.  Para ela, os idosos que não se sentirem à vontade em preencher, não devem fazê-lo, deixando para executar no dia que for receber a vacina, sabendo que a diferença será no tempo de espera, pois o cadastrado terá que ser feito na hora.

O jornalista Eduardo Pugnali,  Secretário executivo da Secretaria Estadual de Comunicação de São Paulo, órgão idealizador do site,  respondeu cada uma das dúvidas encaminhadas pelos idosos ao Jornal da 3ª Idade.

Garantia que se trata de um site oficial

As pessoas podem acreditar que se trata de um site oficial, bastando para isso observarem que tem a terminologia sp.gov.br, somente usada pelo governo do Estado. Então já esclarece que não é Fake. É um trabalho construído pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo.

Finalidade da criação deste site

Ele foi criado com a intenção de explicar a importância da vacina e para organizar o fluxo de atendimento no local da vacinação.  O site tem duas funcionalidades: o Pré-cadastro e o Mapa de vacinação.

No Mapa de Vacinação a pessoa, através do seu CEP vai encontrar os locais para se vacinar mais perto da sua casa.

O Pré-cadastro é para adiantar as informações que toda pessoa terá que fornecer para o local onde estará sendo vacinada. Então, o que a pessoa estará fazendo no site é adiantar as suas informações, fazendo com que o atendimento no local seja mais rápido. O que o site faz é adiantar o cadastro pessoal, já que o cadastro de atendimento terá que ser feito no local. É só para agilizar.

No local o funcionário estará com um tablet ( computador portátil) na mão e quem já tiver se cadastrado vai dar o CPF e com ele o pré cadastro vai aparecer, pulando essa parte.

                                                   Cadastro não é obrigatório

O cadastro pelo site não é obrigatório. Quem quiser deixar para fazer na hora da vacinação poderá fazê-lo. Ao ser criado o site pretende evitar aglomerações. O cadastro terá que ser feito com todas as pessoas vacinadas, porque é através dele que será feito o controle para tomar a segunda dose e também para o acompanhamento do período pós vacina, muito importante para todos e fundamental para os idosos. 

Vacinados vão ganhar duas carteiras de vacinação e ser alertado por SMS

Quem fizer o cadastro no site será alertado por SMS, no celular, quando chegar a sua faixa de idade para vacinar. O Governo do Estado não vai ligar. Segundo o jornalista, o Governo do Estado não vai pedir informações complementares por telefone. Quem receber uma ligação dessa natureza deve duvidar.

Depois de ser vacinada a pessoa vai ganhar duas carteiras: uma em papel-moeda, diferente das outras já existentes e também uma virtual no aplicativo do “Poupa Tempo Digital”. Se uma pessoa perder a vacina de papel, seus dados estarão guardados na “carteirinha digital”.

Cadastro será usado somente pela Secretaria de Saúde

O jornalista garante que as informações desse cadastro serão usadas somente pela Secretaria de Saúde, sem risco de desvio de finalidade. 

A segunda dose, por exemplo, terá que ser do mesmo tipo da tomada na primeira. Os profissionais de saúde vão se guiar por esse cadastro para saber qual vacina oferecer na segunda vez.

O cadastro no site não garante receber a vacina 

O cadastro pelo site não garante que a pessoa vai receber a vacina e nem é agendamento. É só para agilizar o atendimento no dia da vacinação.  Os idosos, que ainda têm mais dificuldade com a Internet, devem pedir ajuda a um neto ou outra pessoa da família para preencher.