logo

Fórum do Idoso de São Mateus reuniu 80 pessoas e anunciou o JAISM2022

O encontro do Fórum do Cidadão Idoso de São Mateus, na Zona Leste da Capital, em São Paulo, na tarde da última quinta-feira, dia 30 de junho, no auditório da Subprefeitura, reuniu mais de 80 pessoas e fechou com uma série de orientações o Junho Violeta. O mês é dedicado a debater as diversas formas de violência contra as pessoas idosas devido a data de 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa.

Aberto com a apresentação dos idosos do Sarau 60+ do NCI Iguatemi que apresentaram em versos de cordel o Estatuto do Idoso (leia), o encontro enfatizou os cuidados com os empréstimos consignados, que devem ser feitos somente se necessário e para a própria pessoa idosa; falou sobre a vacinação, alertou sobre pessoas que não completaram o as quatro doses disponíveis e atualizou informações sobre os serviços de saúde e atendimento social disponíveis no território.

A equipe do PAI- Programa de Acompanhante de Idosos de São Mateus fez uma apresentação sobre as “As várias formas de violência contra a pessoa idosa”. No debate surgiram várias críticas dos presentes sobre a falta de medicamento nas UBS, na marcação de exames especiais e as dificuldades para quem precisa de remédios de alto custo, considerados por todos também uma forma de violação de direitos.

O Silêncio e a invisibilidade da Violência Contra a pessoa idosa foi o tema abordado pela Especialista em Gerontologia, Vera Mariano, uma das articuladoras do Fórum de São Mateus desde a sua fundação, que conhece muito os serviços da região. Ela falou da importância dos idosos não deixarem de denunciar as agressões físicas e morais que ocorrem com eles ou mesmo aquelas que ficarem sabendo de outros. Durante sua explanação alguns idosos reclamaram da qualidade do atendimento na delegacia do idoso do território.

A organização do Fórum de São Mateus é composta por representantes da sociedade civil, lideranças de idosos da região, Supervisão Técnica de Saúde, SMADS e voluntários HGSM. A coordenação é de Sufia Duarte, que não pode comparecer e foi representada por  Prudenciana Martins Apariz, que todos tratam por Prudência.

Ao final do encontro foi confirmado que será realizado no final do ano o 8º JAISM – Jogos Abertos dos Idosos de São Mateus, cuja sequência foi interrompida pela pandemia (leia reportagem do último).