Jornalista Hermínia Brandão pioneira na reportagem profissional sobre a terceira idade

Jornalista Herminia Brandão recebendo a condecoração do 9º Prêmio Gutemberg de Jornalismo das mãos de Claudionor Correa Leão, diretor superintende em exercício, de São Miguel Paulista. Foto: jornal3idade.com.br
Jornalista Hermínia Brandão recebendo a condecoração do 9º Prêmio Gutemberg de Jornalismo das mãos de Claudionor Correa Leão, diretor superintende, da Associação Comercial de São Miguel Paulista. Foto: jornal3idade.com.br

Tem 65 anos e 46 anos de jornalismo profissional.

Começou a se dedicar ao estudo das questões do envelhecimento em 1994.

Durante 4,5 anos (1997 a 2001) manteve a coluna Guia da 3a Idade no extinto jornal Diário Popular. Essa foi a primeira coluna, na grande imprensa do país, sobre o debate do envelhecimento saudável.

Em 1999 passou a se dedicar exclusivamente ao projeto 3a Idade SP, que engloba a confecção do jornal e a organização de eventos dirigidos aos idosos.

Como editora do Jornal da 3a Idade  que começou a publicar em 2003, participou das quatro conferências nacionais dos idosos, todas realizadas em Brasília. Nas três primeiras (2006, 2009 e 2011) foi também como membro oficial da Delegação de São Paulo.

Trabalhou como repórter de economia e política nos seguintes veículos da grande imprensa brasileira: Cidade de Santos; Jornal da Tarde; Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, Sucursal de SP do jornal O Globo e na Revista Veja.

Como freelancer atuou ainda na TV Globo e em várias revistas do Grupo Abril, especialmente na Revista Exame.

contato: herminia@jornal3idade.com.br