Envelhecimento e Cinema são temas no “Bate-Papo” do Sesc Carmo

Fachada do SESC Carmo. Foto: Carol Araújo/Divulgação SESC.
Fachada do SESC Carmo. Foto: Carol Araújo/Divulgação SESC.
Fachada do SESC Carmo, no Centro de São Paulo.           Foto: Carol Araújo/Divulgação SESC Carmo.

Que tal assistir trechos de alguns dos melhores filmes de todos os tempos, escutar referências literárias no contexto do seu tempo e com tudo isso estimular a discussão sobre experiência, sabedoria e identidade?

Pois essa programação vai se realizar, no SESC Carmo, no Centro em São Paulo, dirigida para a terceira idade, com entrada grátis, na próxima sexta-feira, dia 22 de maio de 2015, às 16h, com o título de Bate Papo para Maiores Envelhecimento, Cinema e Memória, com mediação de Rogério de Almeida, Prof. Dr. da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Auditório.

A exibição de trechos de clássicos do cinema como Casablanca (1942), de Michael Curtis, Sherlock Jr. (1924), de Buster Keaton, Splendor (1989), de Ettore Scola, entre outros, inspira os participantes a fazerem uma viagem pelo tempo e a refletirem sobre outras épocas, que retornariam apenas por meio das memórias.

Além disso, a leitura de referências literárias relacionadas ao idoso alimenta o diálogo sobre experiência, sabedoria e identidade, apontando para a noção de vida como percurso e formação.

Rogério de Almeida pesquisa cinema e literatura como itinerários de formação, com enfoques filosófico e antropológico. Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre os Itinerários de Formação em Educação & Cultura).

A atividade é gratuita e recomendada para maiores de 60 anos.

 

Evento: Envelhecimento, Cinema e Memória são Tema de Bate-papo no Sesc Carmo
Quando: 22 de maio de 2015, sexta-feira, às 16h.
Onde: Sesc Carmo – Auditório Rua do Carmo, 147 – Centro – São Paulo
Tel. (11) 3111-7000
Classificação Indicativa: Recomendado para maiores de 60 anos.
Quanto: Grátis.