Marília, SP, realiza a sua 2ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

O CONDIM- Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Marília, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza hoje, sexta-feira 29 de março de 2019, das 12 às 17h, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro de Convenção do Alves hotel, na rua 24 de dezembro, 1236, no Bairro alto Cafezal.

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Marília é um órgão colegiado, permanente, de composição paritária entre governo e sociedade civil. Foi criado pela lei Municipal nº 4.084 de 05 de junho de 1995.

O conselho atualmente tem como presidente interino, o Sr. Koiti Hayashi, procurador municipal e tem como membros, entre outros, Maria Aparecida Cidrão, que representa a sociedade civil.

É necessário debater urgentemente a participação de toda a sociedade na relação com as pessoas idosas. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, mas que não discute o processo de envelhecimento, é preciso educar a população a respeitar e aprender a conviver com outras gerações, disse o presidente do COMDIM.

O tema da conferência municipal será o mesmo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ser realizada em Brasília, em novembro de 2019: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Os  eixos debatidos também seguem a orientação nacional:

I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.