Poá, na Grande S.Paulo, abre CRAS no Centro para atender famílias e idosos

Inauguração do CRAS CENTRO. Foto: Flávio Aquino/SECOM Poá
Inauguração do CRAS CENTRO. Foto: Flávio Aquino/SECOM Poá
Inauguração do CRAS CENTRO. Foto: Flávio Aquino/SECOM Poá

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, inaugurou na manhã do último sábado, dia 13 de junho, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Centro, a 5ª unidade deste tipo de serviço na cidade.

O objetivo do novo equipamento é oferecer inicialmente atendimento a aproximadamente 2 mil famílias referenciadas de 25 bairros do entorno da região central de Poá. A cidade já conta com unidades do Cras nos bairros Vila Jaú, Cidade Kemel, São José e Calmon Viana.

O prefeito Marcos Borges e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Borges Coronado, destacaram a importância da entrega de um equipamento público de qualidade.

“A finalidade toda é facilitar o atendimento à população em um imóvel com instalações modernas para aqueles que mais precisam. E um atendimento com dignidade, ressaltou o prefeito.

“Nosso objetivo agora é melhorar a infraestrutura das demais unidades, deixando todos no mesmo padrão e manter a excelência de atendimento à população”, disse a Secretaria.

 De acordo com Rosa Batista dos Santos, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cras-Centro contará com 18 profissionais, que integram os corpos técnico e administrativo da unidade. “Todo os serviços já oferecidos nos demais Cras da cidade serão realizados aqui também, como o cadastro e acompanhamento dos benefícios sociais, que são o Renda Cidadã, Bolsa Família, o Cadastro Único, acesso ao SUAS [Sistema Único de Assistência Social], o Benefício de Prestação Continuada, tanto para idoso quanto para deficiente, e trabalhos de inclusão e execução de projetos municipais, como às gestantes e cestas básicas, e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do segmento dos idosos”, destacou.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social. Ele organiza a oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Se caracteriza ainda como a principal porta de entrada do SUAS.

O objetivo do Cras é evitar o rompimento dos vínculos familiares e comunitários; ampliar o acesso aos direitos da cidadania; desenvolver as potencialidades e competência da família; e evitar a violação de direitos.

O novo CRAS -CENTRO fica na Rua Fernando Pinheiro Franco