São José dos Campos, Guarulhos e Taubaté vencem a 1ª etapa do JORI 2019

Final da 1a etapa do JORI 2019 em São Sebastião
Final da 1a etapa do JORI 2019 em São Sebastião, com São José dos Campos em 1º Lugar. Foto: Imprensa/PMSS
Final da 1a etapa do JORI 2019 em São Sebastião
Final da 1a etapa do JORI 2019 em São Sebastião, com São José dos Campos em 1º Lugar. Foto: Imprensa/PMSS

A 1ª etapa dos 23º Jogos Regionais do Idoso de São Paulo, realizada na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte, desde o dia 30 de abril e encerrada no começo da tarde de hoje, teve São José dos Campos, Guarulhos e Taubaté, como cidades vitoriosas.

São Sebastião recebeu mais de 2500 pessoas para acompanhar as competições de delegações de 40 cidades que fazem parte da 2ª Região Esportiva do Estado, que compreende municípios do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo.

Na Secretaria Estadual de Esportes a divisão é feita por DRELs e IRELs-  Diretorias e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer, que não correspondem exatamente a divisão administrativa do Estado. Pela primeira vez a série de competições anuais do JORI começou com duas cidades abrindo simultaneamente, no mesmo período, tendo sido realizado em Sorocaba, também de 30 de abril a 5 de maio de 2019.

Para a gestora do JORI, na Secretaria Estadual de Esportes, Glícia Maria Bellemo, que na cerimônia de encerramento representou o Secretario Estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, a organização da cidade foi muito boa: São Sebastiao deu show de organização em praças esportivas, atividades culturais, sem contar, é claro, a beleza natural que a cidade naturalmente tem. O prefeito Felipe Augusto e toda sua equipe estão de parabéns.   

São José dos Campos 

São José dos Campos conquistou novamente em São Sebastião o primeiro lugar regional do JORI. No ano passado, em fevereiro, São Sebastião tinha recebido a sexta etapa dos jogos e também ficou a frente de Guarulhos, segunda colocada novamente em 2019.

Enquanto em 2018 o primeiro lugar na classificação geral foi com o placar geral final de 149 pontos, em 2019 eles ficaram em 159.

A delegação de São José dos Campos participou dessa fase dos 23º Jogos Regionais do Idoso com uma delegação menor que a do ano passado, com 139 pessoas, sendo 120 atletas (58 mulheres e 62 homens) que competiram nas 14 modalidades do torneio.

Guarulhos vice-campeã

Delegação de Guarulhos na solenidade final de premiação da 1a etapa do Jori 2019, em São Sebastião. Foto: delegação PMG

Guarulhos repetiu o vice-campeonato conquistado em São Sebastião, no ano passado, perdendo somente para a mesma cidade: São José dos Campos. Enquanto em 2018 a representação guarulhense tinha somando 114 pontos, agora em 2019 ficaram com 117 no  geral. Guarulhos levou para essa 1a etapa dos 23º Jogos Regionais do Idoso uma delegação  com 160 pessoas, maior que a do ano passado, com atletas competindo em todas as modalidades. A chefe da delegação foi a professora Naira Lopes.

Taubaté em terceiro lugar 

Taubaté conquistou o terceiro lugar, sendo 99 pontos e levou para essa 1ª etapa dos 23º Jogos Regionais do Idoso a maior delegação desde que começou a participar do JORI. O aumento, segundo a chefe da delegação, a professora Yane Arnaud Monteiro,  deu-se em função do aumento do número de atletas na categoria Atletismo, que em 2019 contou com uma equipe de 21 atletas no masculino e no feminino.