Jogos da Terceira Idade de Santo André começaram com 1200 atletas idosos

Abertura JOTISA 2019. Foto: Angelo Baima/PSA
Abertura JOTISA 2019. Foto: Angelo Baima/PSA

A 20ª edição do JOTISA – Jogos da Terceira Idade de Santo André foi aberto na tarde de ontem, segunda-feira 6 de maio, no ginásio do Parque Celso Daniel. Neste ano, o responsável por acender a pira olímpica foi o ex-atleta Paulo Américo Pinto Serra, pai do prefeito Paulo Serra. A cerimônia trouxe o desfile dos atletas das 15 diferentes modalidades que serão disputadas por 1200 participantes. A festa ainda contou com o show do cantor Mimi Boêmio.

Paulo Américo Pinto Serra, pai do prefeito Paulo Serra, acende a pira na abertura JOTISA 2019. Foto: Angelo Baima/PSA

A prática esportiva exercida pelas pessoas da terceira idade tem como característica natural e essencial permitir a aproximação e o agrupamento de pessoas, favorecendo a integração. As atividades visam desenvolver meios para ampliar o convívio social, a troca de experiências e valorizar a prática esportiva, como fator de promoção de saúde física, mental e do bem-estar geral.

As modalidades desta edição serão atletismo (a partir de 51 anos); bocha (a partir de 60 anos); buraco (a partir de 60 anos); coreografia (a partir de 60 anos); damas (a partir de 60 anos); dança de salão (a partir de 60 anos); dominó (a partir de 60 anos); malha (a partir de 60 anos); natação (a partir de 51 anos); tênis de campo (a partir de 55 anos); tênis de mesa (a partir de 55 anos); tranca (a partir de 60 anos); truco (a partir de 60 anos); vôlei simplificado (a partir de 55 anos) e xadrez (a partir de 60 anos).

O Jotisa é realizado desde 1999. O evento é destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, mas algumas provas permitem a participação de pessoas a partir de 51 anos, conforme regulamento de modalidades específicas. A edição deste ano vai até o dia 22 de maio.