Lisel Heise, de 100 anos, eleita para oconselho municipal, cargo semelhante ao de vereadora . Foto:reprodução Deutsche WelleLisel Heise, de 100 anos, eleita para oconselho municipal, cargo semelhante ao de vereadora . Foto:reprodução Deutsche Welle
Depois de muitos anos se sentindo ignorada pelas autoridades locais, que entre outras questôes que lutava, ignoravam a solicitação da reabertura da piscina pública ao ar livre de sua cidade, a ex-professora de educação física Lisel Heise resolveu se candidatar a uma vaga no conselho municipal da pequena Kirchheimbolanden, no sudoeste da Alemanha.
No domingo passado, dia 26 de maio, ela foi eleita e conseguiu ser a mais votada do seu grupo e ainfa virou notícia internacional. Lisel tem 100 anos de idade e nunca tinha feito uma campanha política antes.
“Quem quer mudar alguma coisa precisa trabalhar por isso”, disse a mais nova política de Kirchheimbolanden, de quase 8 mil habitantes, sobre sua candidatura. Para ela, trabalhar para promover mudanças políticas e sociais é algo que independe da idade.
Ela tem defende posições nada conservadoras: é pró-uniãoeuropeia, é contra o Brexit e defende os estudantes na campanha contra as mudanças climáticas. No entanto,acha que a a sociedade esteja emburrecendo.
“Basta ligar a televisão. Durante o dia, só tem blá blá blá. As coisas que são realmente interessantes, politicamente interessantes, só passam à noite, quando os trabalhadores estão dormindo. Como resultado, eles não são devidamente informados”, disse antes de ser eleita.