Museu do Ipiranga terá dezenas de atividades no Parque Independência em 7/9

Museu Paulista e o Sesc Ipiranga levam ao Parque Independência 10 horas de programação ininteruptas. Foto: divulgação

No dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil,  o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista comemoram o feriado  com a 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa, com atividades totalmente gratuita e destinada para pessoas de todas as idades, a partir das 10h da manhã.

Serão horas de programação ininterruptas, com dezenas de atividades artísticas e culturais, que apresentam um mosaico da diversa produção artística brasileira. Apresentações de circo, intervenções, performances e cortejos integram a rede de atividades que também traz visitas educativas e dois concertos com a Orquestra Jazz Sinfônica e a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) com o CORALUSP.

A programação pretende valorizar a diversidade cultural do país por meio da presença de grupos que celebram a cultura popular e de artistas que tratam de temas da atualidade, como a representatividade feminina da periferia.

No evento também será anunciado um importante marco no processo de renovação do Museu: o nome da construtora ganhadora da concorrência para as obras, que terão início ainda esse ano.

Programação apresenta múltiplas vozes do Brasil

As atividades acontecem em diversos pontos do complexo do Parque Independência, que compreende o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito, a Praça Cívica, o Monumento à Independência, o Jardim e o Riacho do Ipiranga. A ação procura estimular o público a ocupar e se apropriar deste espaço de grande valor histórico e cultural para o país.

Dentre os destaques da programação estão os passeios guiados. As saídas convidam o público, a partir das 10h da manhã, a conhecer a história do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência por meio de quatro percursos acompanhados por educadores.

A Lavagem com Flores e Perfumes, que acontece às 13h, é conduzida por Nega Duda, que reúne sambadeiras e percussionistas entoando cantigas e derramando perfume e flores nas escadarias da praça cívica.

Para o público infantil, o espetáculo Histórias do Brasil aborda os principais acontecimentos históricos do país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral até os dias atuais, de forma lúdica e musical.

Destaca-se também a Ciranda de Lia de Itamaracá, a partir das 16h30, que assim como acontece nas praias de Itamaracá, convida o público a entrar no ritmo das ondas do mar em uma manifestação coletiva, um cirandar que abraça o símbolo histórico de São Paulo.

Às 14h30, o público é convidado para a Orquestra Jazz Sinfônica, que faz um concerto em homenagem a João Gilberto apresentando arranjos de canções que fizeram parte da carreira do artista.

Mantendo a tradição, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) com o CORALUSP, sob a regência do maestro Roberto Tibiriça, encerra os festejos, às 18h30. No repertório, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino à Independência, obras dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes.

Cultura popular e acessibilidade em cortejos e intervenções

Durante todo o dia, o público poderá acompanhar ainda diversas intervenções, cortejos populares e ações com recursos de acessibilidade.

Desde o início do evento, às 10h, a Festa traz a apresentação da Malgranda Cirko, da Cia. Suno e o cortejo de maracatu com o grupo Maracatu Mulher. A intervenção Passeio Brincante para crianças e a caminhada para reconhecimento da vegetação do parque com tradução em Libras unem o público nos jardins do Museu.

Às 11h, acontece Flor de Aroeira, com o grupo tambor de crioula e o show Sapatos Brancos, de Luis Ferron, que traz elementos das tradicionais performances de mestres-salas e porta-bandeiras nas escolas de samba.

A partir das 14h30, apresentações de Jongo, com o grupo Mistura da Raça, e Congada com o grupo Santa Efigênia animam os presentes. Às 15h, acontece a intervenção Escola de Libras, com o grupo Corposinalizante, e a sambada A Carne do Coco, com o grupo Babado de Chita.

Ao final da tarde, às 16h30, tem início a batalha de rima Brasirimas, desafio no qual os rimadores batalham com temas ligados ao Museu do Ipiranga e ao dia 7 de setembro. Às 17h30, a tradicional Charanga do França reúne o público num cortejo festivo que leva todos para a Praça do Monumento, onde acontece apresentação da OSUSP com o CORALUSP para finalizar as comemorações desta edição do Museu do Ipiranga em Festa.

O evento conta com patrocínio da Caterpillar por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, tem apoio institucional do Instituto Bandeirantes, do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, além dos patrocínios do Banco Safra, Bradesco, Comgás, CSN, EDP, EMS, Honda, Itaú, Sabesp, Vale e Fundação Banco do Brasil.

Museu do Ipiranga em Festa

Dias 7 de setembro de 2019, sábado, das 10h às 20h

Parque da Independência (Av. Nazareth, s/n – Ipiranga)

Classificação indicativa: Livre

Gratuito