Governo de SP antecipa vacina contra a COVID e faixa de 69 a 71 anos tomam a partir de 27/3

 

O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou hoje (19/3), a antecipação da vacinação contra COVID-19 para idosos com idade entre 69 e 71 anos, em todo o Estado de São Paulo, a partir do dia 27 de março.

A previsão inicial era começar a vacinar o público de 70 e 71 anos no dia 29. Entretanto, o governo disse que conseguiu antecipar a data e incluir a população de 69 anos.

Hoje começou a vacinação dos idosos com idade entre 72 e 74 anos, em todo o Estado de São Paulo. Estima-se um total de 730 mil pessoas nelas, que poderão receber a primeira vacina ainda neste mês.

Desde a última segunda (15/3), idosos de 75 e 76 anos estão sendo vacinados em todos os 645 municípios de São Paulo. Para essas duas faixas são cerca de 420 mil pessoas aptas a primeira dose.

Vacina Já

O pré-cadastro no site Vacina Já economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. O formulário eletrônico leva cerca de um minuto para ser preenchido. Já nos postos de vacinação, em média, a coleta de informações leva cerca de dez minutos.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços de saúde e o atendimento à população.

O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que integra os públicos previstos na campanha de vacinação.

Vacinômetro

Os números da vacinação no estado podem ser consultados no Portal do Governo de São Paulo, no vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/ . O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, inclusive com dados individualizados de cada cidade. A ferramenta também mostra o quantitativo de doses enviadas aos municípios.