Saúde Coletiva e Periferias são tema de curso grátis do InformaSUS-UFSCar e a Emancipa

O curso de extensão “Saúde Coletiva e Periferias”, promovido pela parceria entre a plataforma InformaSUS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Emancipa, será realizado entre os dias 4 de maio e 8 de junho. O período de inscrições gratuitas começará na próxima sexta-feira dia 26 de março.

Ação reúne movimentos sociais, educadores populares e mais de 20 universidades do Brasil e estrangeiras.

O objetivo do curso é pensar a saúde coletiva no contexto da pandemia pelas lentes das lutas sociais que estão na base da organização dos movimentos sociais e de pesquisadores em sua ação prática e na formação dos saberes sobre o passado e o presente da realidade brasileira e global.

As atividades do curso consistem em seis encontros online, transmitidos pelo canal do Youtube da Rede Emancipa, sempre às terças-feiras, às 19 horas, com início no dia 4 de maio. Entre os encontros do curso, haverá sessões de Conversas Abertas, ofertadas aos inscritos, como espaços interativos para discussão de temas do curso e organização de iniciativas de educação popular. Todos os inscritos serão organizados em “turmas” por aplicativo de mensagem para ampliar a participação e o diálogo.

A transmissão dos encontros é aberta ao público e, assim como o conteúdo das Conversas Abertas, também ficará disponível para acesso no canal da Rede Emancipa e do InformaSUS de forma pública. No entanto, somente os participantes inscritos receberão o certificado.

Inscrições

O período de inscrições para o curso de extensão “Saúde Coletiva e Periferias” estará aberto entre 26 de março e 8 de junho. A atividade é gratuita e aberta ao público, especialmente a lideranças de movimentos sociais.

As inscrições devem ser feitas no site do curso que também reúne a programação completa e outras informações sobre a atividade. A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil inscrições.

Atividades complementares – Será ofertado também um Painel de Atividades Complementares do curso, com o objetivo de oportunizar canais de colaboração, diálogo e vivências entre universidades e movimentos. Nesse contexto, dois editais serão abertos para submissão de propostas. Um deles compõe a Chamada para Atividades Culturais, que é direcionada a artistas, grupos, coletivos e movimento sociais. Interessados devem se inscrever entre 19 e 28 de março, pelo formulário eletrônico https://bit.ly/3bXEZSV.

O outro edital, voltado para universidades e Instituições de Ensino Técnico Superior, é para a seleção de Atividades de Extensão. As inscrições devem ser feitas entre 19 de março e 4 de abril, pelo formulário https://bit.ly/3qYZUJF. Os editais podem ser conferidos no site do curso.