Fórum da Pessoa Idosa de Cidade Ademar e Pedreira fará live especial Mães na Janela, com idosos dos NCI da Região Sul da cidade de São Paulo, em 14/5

Os idosos da Região de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, que são usuários dos Núcleos de Convivência de Idosos, da Prefeitura de São Paulo, vão se apresentar numa live artística, com diferentes linguagens, na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, às 15 horas, num encontro promovido pelo Fórum da Pessoa Idosa de Cidade Ademar e Pedreira. A transmissão será pelo Google Meet pelo link https://meet.google.com/ttq-pfkz-vbs

A apresentação do Mães na Janela promete ser inovadora e está sendo organizado pelos artistas que  trabalham no Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que há 20 anos ajuda adolescentes e adultos a descobrirem suas propensões nas artes. Eles já têm pessoas idosas em alguns grupos, mas estão incentivando que mais participem, principalmente nesse período de pandemia que ainda não podem se encontrar presencialmente.

Lilian de Lima atriz, cantora preparadora vocal é artista orientadora do Programa Vocacional. Ela tem colaborado com o Fórum de Cidade Ademar, também por ser filha da Cida do Portela, uma das coordenadoras do Fórum.

A ideia nasceu durante a reunião de abril, do  Fórum da Pessoa Idosa de Cidade Ademar e Pedreira, que conta todo mês com a participação dos Fóruns Capela do Socorro e Parelheiros. Naquele dia a atriz e cantora Lilian de Lima e outros artistas que fazem parte do Vocacional, estiveram presentes para convidar as pessoas idosas a ingressarem em oficinas culturais da Região e a repercussão foi tão positiva que surgiram ideias de apresentações. Os artistas se envolveram na organização e assim nasceu essa primeira, que pode abrir espaço para uma série. 

A pessoa idosa traz dentro de si um balaio repleto de memórias, um baú transbordando experiência, conhecimento, afeto. Os encontros e vivências do Vocacional vão revelando aos poucos o artista que sempre esteve ali, presente nesses corações maduros. Se você gosta de música, de teatro, dança, literatura, história, desenho, pintura, fotografia, então você é um artista. Fazer arte, se expressar através da arte é um presente que oferecemos para nós mesmos, diz Lilian de Lima que além de atriz, cantora, preparadora vocal e artista orientadora do Programa Vocacional é também filha da Cida do Portela, uma das coordenadoras do Fórum da Cida de Ademar.

Programa Vocacional há 20 anos na Cidade São Paulo

O Vocacional é um programa exitoso, voltado para o desenvolvimento artístico das pessoas a partir dos 14 anos, da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria da Educação. Teve início em 2001 com grupos de teatro da cidade e foi evoluindo até inserir outras linguagens como artes visuais, dança, literatura e música.  O Vocacional trabalha com a cidade dividida em Regiões. Os territórios próximos aos NCI, que vão participar da live, estão no que o programa chama de Sul 2.

No programa Vocacional nós não denominamos as pessoas como alunos, mas como artistas vocacionados. Pode parecer que não, mas a nomenclatura ajuda a começar a criar um pensar, uma nova relação entre o artista orientador e o vocacionado. É uma troca constante. Quando temos turmas da terceira idade é maravilhoso. Quando estávamos no físico íamos para as praças, para vários  lugares. A gente buscava se movimentar no território. Por que um dos princípios é ocupar os espaços com atividades culturais. Na Sul 2, temos a Casa de Cultura de Santo Amaro, a Casa de Cultura Manuel Mendonça, temos o Ceu Alvarenga, o CEU Casa Blanca, tem o Paraisópolis. Fazemos uma interligação em todos esses equipamentos. Se estivéssemos no físico estaríamos fazendo ações em todos eles. Isso cria uma oportunidade de reflexão, de troca de saberes, muito importante, explicou Marcelo Francisco do Nascimento (conhecido por todos como Marcelinho Back Spin) articulador regional da Sul 2.