Começa amanhã, em todo o país, a Vacinação contra a gripe para idosos de 60 anos ou mais

Começa amanhã, terça-feira 11 de maio, em todo o país, a segunda fase da campanha 2021 de vacinação contra a gripe, com a imunização de idosos de 60 anos ou mais e professores de instituições públicas e privadas.

As autoridades de Saúde ressaltam que neste momento da pandemia, a vacinação contra a gripe é muito importante para reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza entre idosos, facilitar o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e demais doenças respiratórias causadas pela Influenza e evitar internações e a sobrecarga do sistema de saúde.

A vacina contra a Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do Plano Nacional de Imunização, exceto a vacina contra a Covid-19. No momento, a prioridade deve ser dada à vacina contra a Covid-19.

Quando não se deve tomar–  A aplicação deve ser adiada caso a vacinação contra a Covid-19 tenha ocorrido há menos de 14 dias ou se a segunda dose estiver agendada para ser dada em menos de 14 dias. Pessoas com Covid-19 em tratamento ou alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais as pessoas idosas com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios.

Vacinação na cidade de São Paulo

Na cidade de São Paulo, para a realização da campanha simultânea a vacinação contra a Covid-19, a vacina contra a Influenza segue sendo aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da Educação. Todas as informações estão disponíveis na página Vacina Sampa.