GCMI marca a eleição para novos conselheiros para o dia 12 de junho, virtual e presencial

 

O GCMI- Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo marcou as datas para a eleição dos novos conselheiros, para o biênio compreendido de junho de 2021 a junho de 2023. O pleito deverá ocorrer de forma presencial e virtual, o que os organizadores estão chamando de “eleições híbridas”. 

O novo formato foi  imposto pelas dificuldades da pandemia da COVID19, que persiste na cidade de São Paulo e que motivou a prorrogação da votação, em dois momentos, no ano passado.

Desta vez  as pessoas poderão votar na forma presencial, em locais disponíveis somente no sábado agendado. Os que optaram votar pela Internet, poderão fazê-lo também na sexta-feira, assim o voto online tem possibilidade de dois dias: 11 e 12 de junho.

O edital de chamamento para as eleições foi publicado no último sábado, 15 de maio, no Diário Oficial CidadeSp, nas páginas 43 e 44. (leia o texto na íntegra).

Quem poderá votar nessas eleições?

Todas as pessoas com 60 anos e mais, completos até a data da eleição, residentes na cidade de São Paulo. 

Como será a votação presencial?

 A votação presencial ocorrerá apenas em um único, no sábado 12 de junho de 2021, no período das 10h00 às 16h00, em locais distribuídos nas cinco macrorregiões da cidade de São Paulo (procure o local de votação da sua Região).

Será obrigatório o uso de máscara individual no acesso aos locais de votação e cada pessoa que for votar deverá portar a sua própria caneta de cor azul ou preta.

Será necessário apresentar um comprovante de residência (carnê de loja, IPTU, conta de luz, água, Banco, carteira de posto de saúde). Sem a apresentação destes documentos não será permitida a votação. 

Como será a votação pela Internet?

Para votar de forma virtual as pessoas precisam estar atentas aos dias e horários: será feita das 0h01 do dia 11/06 até as 23h59 do dia 12/06.

Para votar pela Internet é preciso que a pessoa faça a inscrição no formulário: http://bit.ly/inscricaovotacaodigitalgcmi2020. Também é preciso mandar cópia frente e verso do seu documento de RG ou RNE, CPF e comprovante de residência para o e-mail eleicaogcmi@prefeitura.sp.gov.br

Também será necessário fazer cadastro no Participe +, através do site: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/

Quando será a apuração dos votos e aclamação dos conselheiros?

A apuração será na segunda-feira dia 14 de junho de 2021.

Os recursos entre os dias 15/06/2021 e 18/06/2021 (no modo virtual).

As respostas aos recursos nos dias 21/06/2021 a 22/06/2021 (no modo virtual).

A eleição da nova secretaria executiva no dia 24/06/2021 (no modo virtual).

A posse e entrega de relatório final no dia 28/06/2021 (no modo virtual). 

A Comissão Eleitoral é a instância máxima e deliberativa do processo eleitoral, cabendo a ela definir todas as questões referentes às eleições. 

Leia também entrevista com a presidente da Comissão Eleitoral, Maria Aparecida R. Costa