Papa Francisco cria o Dia Mundial dos Avós, anualmente, no último domingo de julho

O Papa Francisco mudou a data da comemoração e instituiu o Dia Mundial dos Avós, para a partir de 2021, ser celebrado todos os anos, no último domingo de julho. A data ficará assim sempre próxima ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, cujo dia (26/7) vinha sendo festejado em vários países.

O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.

A CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai promover uma semana de celebrações para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Serão eventos virtuais, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, todos com mensagens e debates para destacar a importância e a valorização dos idosos.

A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives começam a ser transmitidas na próxima segunda-feira (19/7) e vão até o domingo 25 de julho, pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube.