Polícia desarticula quadrilha que aplicava golpes em idosos no interior do Pará

Polícia desarticula quadrilha que dava golpes em idosos no Pará — Foto: Ascom/ Polícia Civil
Polícia desarticula quadrilha que dava golpes em idosos no Pará — Foto: Ascom/ Polícia Civil

O Governo do Estado do Pará divulgou no último sábado, 31/7, o final da “Operação Rattus” que  desmembrou uma associação criminosa especializada em aplicar golpes em idosos, realizando empréstimos bancários em nome das vítimas.

Os cinco presos são dos municípios de Primavera (base dos criminosos), Quatipuru, São João de Pirabas e Salinópolis, mas a polícia acredita que existam outros envolvidos.

O golpe consistia em fazer amizade com a pessoa idosa, num determinado momento pedir o celular emprestado, com ele na mão, entrava no aplicativo do banco, fazia um empréstimo instantâneo e mandava para a conta do golpista através de Pix. Só depois de 30 dias, quando começaram a cair os descontos, os idosos descobriram. Ainda não se sabe quantos idosos foram fraudados, nem a soma do rombo total das contas. Entre os que denunciaram até agora o prejuízo passa dos R$50 mil.

“ Os idosos, de qualquer lugar, precisam estar atentos. É preciso orientar que só tenha acesso a esse tipo de dado, informação ou aplicativo quem realmente for de confiança, disse o Delegado Lucas Gomes Luz, da Polícia Civil do Pará.