Visita em plantação de girassóis emociona idosos do Lar São José, de Cerquilho, SP, no 1º passeio desde o começo da pandemia

Idosos na plantação de girassóis em Cerquilho, no passeio do Lar São José. Foto: Ronny Clayton/divulgação
Idosos na plantação de girassóis em Cerquilho, no passeio do Lar São José. Foto: Ronny Clayton/divulgação

Depois de 18 meses enfurnado dentro de casa todo mundo anda sonhando com um passeio ao ar livre, com o sol batendo no rosto e a companhia de pessoas que são queridas.  Foi esse sentimento que motivou a coordenadoria do Lar São José, da cidade de Cerquilho, no Interior de São Paulo, a levar 26 dos seus idosos moradores a conhecerem uma plantação de girassóis.

Emocionante foi a palavra mais dita por todos, contou a assistente social, Daniele Provasi Xavier, coordenadora da ILPI que existe há 47 anos na cidade. Mantida pelo poder público, com verbas federais, estaduais e do município, o Lar tem capacidade para 50 idosos, mas no momento somente 38 estão abrigados no local. 

Daniele Provasi Xavier, assistente social e coordenadora do Lar São José, de Cerquilho, responsável pelo passeio dos idosos no campo de girassóis. Foto: Ronny Clayton/divulgação

Antes da pandemia, costumávamos fazer alguns passeios e atividades fora do Lar, mas desde o início da quarentena que eles estavam sem sair e sem receber visitas. Com os dois carros da entidade e mais a ajuda de voluntários e funcionários conseguimos levar até os cadeirantes. Somente os que estão mais debilitados não foram. O passeio fez bem a todos. Tivemos momentos muito difíceis nos últimos meses. Todos estávamos precisando dessa emoção, conclui Dani, como é tratada por todos a coordenadora.

O autor das bonitas imagens que fizeram a notícia do passeio viralizar nas redes sociais e aumentar em 400 mil seguidores a página da ILPI, foi o fotógrafo Ronny Clayton, que é pastor da 1ª Igreja Batista de Cerquilho. Na pandemia ele se tornou um voluntário de vários trabalhos de imagens que ajudaram várias pessoas a manterem sua autoestima e a força de vontade diante da doença.

Ronny Clayton é pastor da 1ª Igreja Batista de Cerquilho, fotógrafo profissional e voluntário no Lar São José que levou os idosos ao campo de girassóis.

Em maio de 2020, quando a pandemia estava no auge, eu fiz um ensaio com os profissionais que estavam na linha de frente da Santa Casa de Cerquilho. Fotografei 130  pessoas, de todas as profissões, e isso levou a autoestima deles e criou um efeito muito positivo na cidade.  Um amigo que trabalha no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo chamou para fazer o mesmo trabalho com o pessoal de lá. Fotografei 330 pessoas, de todas as alas. Novamente foi uma grande repercussão. Todos os trabalhos são voluntários. Quem ganhou ainda mais fui eu, de poder contribuir nesse momento tão difícil, contou o Ronny Cleyton que é especialista em fotos da África, com renomadas exposições sobre Moçambique.

O local, que encantou os idosos, é uma plantação de quase dois quilômetros quadrados, no bairro Mato Dentro, no município de Cerquilho, na Região de Sorocaba, de propriedade do agrônomo Antônio Carlos Sebastiani. O cultivo foi feito para fins de comercialização das sementes, mas virou também atração turística na cidade.