Confederação de Esportes Adaptados à Terceira Idade festejou 20 anos e retomou torneios

A Confederação de Esportes Adaptados à Terceira Idade – CBEATI- aproveitou o período de comemorações do Dia Internacional do Idoso, para retomar suas atividades e fez os primeiros torneios após a quarentena. Realizou de 28 de setembro a 1º de outubro dois eventos, ambos no Litoral Sul de São Paulo: na Praia Grande e outro em Mongaguá.

Recomeçar ainda setembro foi importante por ser o mês que marcou os 20 anos de fundação da entidade, comemorados no dia 20,  mesmo após uma paralisação de 30 meses. A volta começou a ser feita em 3 de dezembro do ano passado, quando foi eleita uma nova diretoria.

A CBEATI é a mais antiga entidade organizadora de eventos esportivos para a terceira idade de SP, com a característica da multiplicidade de modalidades. A CBEATI desenvolve eventos de bocha, jogos de mesa, peteca e voleibol adaptado. Foi muito trabalhosa a preparação dos eventos e nada teríamos conseguido sem o apoio de uma equipe de voluntários que se prestam a auxiliar na retomada. Adotamos para a retomada segura um rígido protocolo de segurança sanitária, contemplando a identificação dos atletas, os cuidados na higienização de todos os equipamentos e espaços utilizados. Falhas certamente aconteceram, mas ficou a vontade de realizarmos mais um ainda neste ano, explicou Roberto Fonseca, presidente da entidade.

Praia Grande nos dias 28 e 29 de setembro 

No torneio da Praia Grande foi feita uma homenagem a Darcy Lopes, fundador e maior incentivador da CBEATI, falecido em 2019. Também nesse primeiro evento foi comemorado o 20º aniversário e a retomada das atividades.

Lá foram disputadas três modalidades: Bocha, com a participação das equipes AA Guilhermina, Mongamar de Mongaguá, Peruíbe e Santa Cecília de Santos. Os jogos aconteceram na sede da AA Guilhermina, em 29 de setembro; Jogos de mesa (buraco, dominó, tranca e truco) com a participação das equipes da AA Guilhermina, ATIS e Associação Solemar. Esses aconteceram na sede da AA Guilhermina, em 28 de setembro; Voleibol Adaptado, nas categorias 57 e 67 anos, feminino e masculino, com a participação das equipes AABB Santos, Guarujá, Itu e Praia Grande. As disputas foram no Ginásio de Esportes de Vila Caiçara. No dia 28 de setembro aconteceram os jogos do feminino e em 29 de setembro o masculino.

Mongaguá no dia 1º de outubro

No distrito de Agenor de Campos, na cidade de Mongaguá, também na Baixada Santista, a CBEATI comemorou o Dia Internacional do Idoso e a chegada da Primavera.

Neste torneio foram disputadas duas  modalidades: Jogos de mesa (buraco, dominó, tranca e truco) com a participação das equipes de Mongaguá e ATIS. Eles aconteceram na sede do Centro Cultural de Agenor de Campos; Voleibol Adaptado, nas categorias 57 e 67 anos, feminino e masculino, com a participação das equipes femininas de Mongaguá, Master Team e Sem Compromisso e as equipes masculinas de Mongaguá, ATIS e Associação Solemar. Foram disputados no Ginásio de Esportes Arturzão em Agenor de Campos.

Segundo os organizadores, nos três dias participaram cerca de 450 pessoas idosas.

Quem participou esteve num evento diferenciado, com proposta para mudar o atual cenário de competições para idosos, concluiu o presidente da CBEATI, o perito criminal aposentado Roberto Fonseca.

Equipes de Mongaguá

Equipes da Praia Grande