Santos, SP, cria a COPOL e lança novos programas de políticas para longevidade

A Prefeitura de Santos, no Litoral Sul de São Paulo, vai anunciar na próxima sexta-feira, 3/12,  a implantação da COPOL- Coordenadoria Municipal de Políticas para a Longevidade e o Programa Rede Educativa para a Longevidade, a partir das 16 horas, no quinto andar do Paço Municipal, na Praça Mauá, no Centro.

A COPOL substitui na nomenclatura a Coordenadoria do Idoso que estava na Secretaria de Desenvolvimento Social, desde 2013. Agora as políticas públicas para as pessoas idosas estão com a Secretaria de Governo.

O objetivo é implantar uma nova política pública, estabelecendo um marco na cidade de Santos, criando uma leitura mais moderna e atualizada de como os gestores públicos e a população da nossa cidade devem, juntos, procurar soluções para o grande desafio do século 21, a Revolução da Longevidade”, explicou a coordenadora da Copol, a Especialista em Gerontologia, Ana Bianca Flores Ciarlini.

Rede Educativa para a Longevidade

A criação de uma Rede Educativa para a Longevidade realizada em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), também será anunciada. O programa será desenvolvido através de um trabalho construtivista e multidisciplinar, tendo como materiais pedagógicos, vídeos informativos, assim como uma biblioteca virtual sobre o tema.

Gibi Turma da Longevidade

Durante o evento, também será apresentado o Gibi “Turma da Longevidade”, que narra a história de cinco amigos, inspirados em características de idosos santistas. Os personagens “têm por volta de 70 anos de idade, mantêm forte vínculo de amizade durante todo o percurso de vida e fazem parte da geração conhecida como baby boomers, nascidos após a Segunda Guerra Mundial”.  

Na narrativa, eles fazem uma visita a um dos amigos que está acamado e, juntos, todos os cinco, demonstram que mantêm vivos os seus propósitos de vida, deixando um exemplo para o jovem neto. O Gibi será entregue em eventos que debatam o tema Longevidade e terá tiragem inicial de 350 exemplares.

Fonte: Secom Santos