Fórum Regional da Pessoa Idosa de Vila Maria e Vila Guilherme faz última reunião de 2021 em 17/12

Primeira reunião itinerante do Fórum regional da Pessoa Idosa da Vila Maria e Vila Guilherme, realizada em novembro. Foto: divulgação
Primeira reunião itinerante do Fórum regional da Pessoa Idosa da Vila Maria e Vila Guilherme, realizada em novembro. Foto: divulgação

O Fórum Regional da Idosa da Vila Maria e Vila Guilherme marcou a sua última reunião de 2021 para a próxima sexta-feira, 17 de dezembro, das 14h às 16h, na  Casa de Cultura Vila Guilherme, conhecida como Casarão, na  Praça Oscar da Silva, 110.

Na pauta o tema será Saúde e as demandas nos distritos, com apresentação da enfermeira Talitta Jafya Oliveira Borges Barcelos, atual coordenadora técnica da URSI (Unidade de Referência da Saúde do Idoso) Carandirú

Também está prevista a Oficina de Arte e Cultura, com a coordenação do Maestro Roberto Mendes Barbosa, bastante conhecido na região da SubPrefeitura Vila Maria /Vila Guilherme.

Damaris Roberto, 62 anos, do Jardim Brasil, na Zona Norte de São Paulo é Educadora Social, Pós Graduada em Legislação e Política Pública no Brasil, especialista em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).  Coordenadora do Fórum da Pessoa Idosa de Vila Maria e Vila Guilherme. Foto: divulgação

Para esse evento o Fórum está contando com os seguintes apoios/parcerias: Casa de Cultura Vila Guilherme, Biblioteca Vila Maria, Supervisão Técnica de Saúde do Território, NCI Leão XIII, UBSs: Jardim Brasil, Vila Sabrina, Jardim Julieta, Vila Medeiros, Vila Ede, Vila Mazzei, Parque Novo Mundo I e II.

Fórum Vila Maria e Vila Guilherme faz reuniões itinerantes

O Fórum DPI Vila Maria e Vila Guilherme foi instalado na sexta-feira, 29 de outubro com a proposta de levantar as demandas específicas das pessoas idosas dos bairros da Região, que em muitas questões diferem das demais de outras localidades da cidade. 

Sua coordenadora é a professora aposentada, Damaris Roberto, moradora do bairro Jardim Brasil.

Estão fazendo reuniões itinerantes pelo território, como forma de aprendizado, sempre nas últimas quintas-feiras do mês. A primeira delas foi  realizada no Bairro do Jardim Brasil, em 24/11/21 das 14h às 16h, na AMAAV – Associação Missão Ativar e Atualizar Vidas, na Av. Antenor Navarro, 681, com a presença de 50 pessoas idosas.

A importância do Fórum DPI, o conhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, a necessidade de NCI e Centro Dia no Distrito de Vila Medeiros e a falta de atenção e respeito dos motoristas dos coletivos com as pessoas idosas foram alguns dos temas mais discutidos. Fechando o mês de novembro, Mês da Consciência Negra, representantes da Sociedade Amigos de Vila Sabrina falaram sobre suas ações e incentivaram  a visitas  ao Museu Afro Brasil.