

A Profª Zally Pinto Vasconcellos Queiroz, uma das pioneiras da Gerontologia no Brasil, atualmente com 85 anos, foi a homenageada no evento virtual da EACH-USP, na última sexta-feira, 17/12. Coordenado pela professora Marisa Accyoli, da cadeira de Políticas Públicas para Idosos, a transmissão marcou o encerramento do ano da turma que iniciou o Bacharelado de Gerontologia, em 2021.
Zally, como é tratada por todos, está morando há um ano numa ILPI (Instituições de Longa Permanência) e no seu depoimento aos jovens alunos e professores que acompanharam a live ela, mais vez saiu na frente, ao colocar de maneira muito honesta, que está sentindo a diferença do discurso e a vivência de morar num residencial para idosos.
Na minha experiência profissional eu não tinha tido a vivência que estou tendo agora. Um ano longe da família, longe dos amigos, longe das fontes de estudo, mas podendo observar a realidade do dia a dia de um abrigo de idosos. Acho que faltava isso na minha vida. Embora às vezes tenha me ressentindo, sinto que realmente isso faltava na minha formação profissional. Espero poder levar uma contribuição para o debate de como melhorar as residências de idosos. O discurso é bem mais fácil que a vivência do dia a dia, disse a Profª Zally Queiroz.
