5ª Conferência Municipal das Mulheres de São Paulo começa na sexta-feira

quinta_conferencia_municipal_estilizado_capa_1441722538Com o tema Participação Social, Políticas Públicas e Consolidação de Direitos: Construindo o 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da Cidade de São Paulo será realizada no próximo final de semana- os dias 18, 19 e 20 de setembro a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.

A previsão da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo e da Comissão Organizadora é da participação de 2500 mulheres da cidade.

Um dos objetivos da 5ª CMPM é a elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo, já que é a primeira primeira conferência do seguimento, após a criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, na gestão do prefeito Fernando Haddad.

Para estimular a participação social das mulheres foram realizadas etapas preparatórias para a 5ª Conferência, em âmbito regional, por eixos temáticos e via conferências livres, ampliando o diálogo e garantindo que as demandas e necessidades mais sentidas nos territórios e nas temáticas específicas, agora colaborem nos debates e na formulação de propostas, durante a Conferência Municipal.

Denise Motta Dau, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, da cidade de São Paulo.
Denise Motta Dau, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, da cidade de São Paulo. Foto: HB/Jornal da 3a Idade

Todas as mulheres residentes na cidade de São Paulo, a partir de 16 anos, podem participar da Conferência Municipal, mediante credenciamento prévio no site www.mulherfalasp.com.br ou no próprio local da Conferência, até às 13h do dia 19 de setembro.

Uma das atribuições da 5ª Conferência Municipal é eleger as delegadas de São Paulo para a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. As delegadas serão eleitas no último dia da Conferência. Para se candidatar à delegada estadual é necessário que a mulher tenha participado de uma das etapas preparatórias em âmbito municipal.

A programação da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres tem início na sexta, 18/09, às 18h, com a solenidade de abertura, que contará com a presença da ministra de SPM/PR, Eleonora Menicucci, do prefeito Fernando Haddad e demais autoridades convidadas.

No sábado, 19/09, acontecem os debates por eixo. Serão sete eixos de discussão: Autonomia Econômica, Trabalho e Desenvolvimento; Educação e Gênero; Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Direito à Cidade e Mobilidade; Enfrentamento à Violência; Participação Política e Controle Social; Cultura e Comunicação Não Sexista.

No domingo; 20/09, acontece a plenária final, com a apresentação e votação de propostas prioritárias e eleição das Delegadas à etapa estadual.

 A 5º Conferência Municipal de Políticas Públicas será realizada no Pavilhão Oeste do Anhembi, localizado à Av. Olavo Fontoura, 1209.

 Programação da Conferência

18 de setembro de 2015 – sexta-feira

Credenciamento: 16h00 às 22h00

18h00 – Abertura Oficial da 5ª CMPM com Show do Grupo Amigas do Samba

19h00 – Solenidade de Abertura · Eleonora Menicucci (Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República) · Fernando Haddad (Prefeito da cidade de São Paulo) · Denise Motta Dau (Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres) Comissão Organizadora da 5ª CMPM

22h00 – Encerramento das atividades do primeiro dia

19 de setembro de 2015 – sábado

Credenciamento: 08h00 às 13h00

*13h00 às 19h00 – somente para convidadas e observadoras/es

*Inscrição das candidaturas à Delegação Estadual: 09h00 às 18h00

09h00 – Plenária de abertura: Leitura e aprovação do Regulamento Interno da 5ª CMPM

11h00 – Painel de apresentação das ações da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo · Denise Motta Dau (Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres)

12h00 – Painel de Subsídio para os Debates: “Construindo o 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres – diretrizes e desafios”

13h00 – Almoço

14h30 – Início das atividades dos Grupos Temáticos de Discussão

  1. Autonomia Econômica, Trabalho e Desenvolvimento

  2. Educação e Gênero

  3. Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos

  4. Direito à Cidade e Mobilidade

  5. Enfrentamento a Violência

  6. Participação Política e Controle Social

  7. Cultura e Comunicação não sexista

20h00 – Encerramento dos Grupos Temáticos de Discussão e das atividades do segundo dia

Obs. O credenciamento de delegadas será realizado até as 13h00 do dia 19 de setembro de 2015. Todas as mulheres que desejarem credenciar-se após este período serão classificadas como convidadas. As mulheres que não atenderem aos critérios de delegadas e homens serão classificados como observadoras/es.

20 de setembro de 2015 – domingo

9h00 – Plenária Final

  • Apresentação das propostas levantadas e debatidas nos grupos temáticos

  • Votação das propostas prioritárias municipais

  • Votação das três propostas prioritárias para a 4ª CEPM

  • Votação das três propostas prioritárias para a 4ª CNPM

13h00 – Almoço

14h00 – Eleição das delegadas para a 4ª CEPM: Sociedade Civil

15h00 – Eleição das delegadas para a 4° CEPM: Poder Público

16h00 – Apresentação da delegação da cidade de São Paulo para a 4ª CEPM e encerramento da 5ª CMPM

matérias relacionadas

Idosa de S.Paulo terá pré-conferência para a 5ª Conferência das Mulheres
São Paulo vai criar uma Cooperativa pública de Cuidadores de idosos
Secretária Municipal das Mulheres defende participação das idosas