Casa Branca, SP, vai receber 33 cidades para a 2ª etapa do Jogos da Melhor Idade

 

 

A cidade de Casa Branca, distante 229 km da capital, conhecida como a “Capital Nacional da Jabuticaba” vai sediar pela primeira vez o mais importante torneio esportivo das pessoas idosas de São Paulo. De 19 a 24 de abril vai receber a representação de 33 dos 67 municípios que compõem a 4ª Região Esportiva de SP, para a 2ª etapa do JOMI 2022- Jogos Estaduais da Melhor Idade.

A Secretaria Estadual de Esportes mantém uma classificação própria, que divide os municípios por regiões, diferentes da Região Administrativa Estadual e as subdivide em Diretorias (DREL) e Inspetorias Regionais de Esporte e Lazer (IREL).

A abertura oficial está marcada para o dia 20 de abril, às 14 horas e estão sendo esperados 2500 idosos que vão participar das competições, além das autoridades regionais e convidados.

Composição completa da 4ª Região Esportiva

DREL de CAMPINAS – Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mór, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo. 

IREL de ATIBAIA – Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Piracaia, Vargem. 

IREL de JUNDIAÍ – Itatiba, Morungaba.

IREL de LIMEIRA – Limeira, Araras, Conchal, Iracemápolis, Leme. 

IREL de MOGI GUAÇU – Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Mogi Mirim, Santo Antônio da Posse. 

IREL de RIO CLARO – Rio Claro, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Santa Gertrudes. 

IREL de SÃO JOÃO DA BOA VISTA – São João da Boa Vista, Aguaí, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Vargem Grande do Sul. 

IREL de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – São José do Rio Pardo, Casa Branca, Caconde, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba. 

IREL de ÁGUAS DE LINDÓIA – Serra Negra, Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Socorro, Tuiuti.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiraspessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Calendário de todas as etapas

Reportagens 2ª etapa do JOMI 2022