Coreografia de Caraguatatuba, SP, fica em 4º lugar na abertura do JOMI 2022

Equipe de Coreografia de Caraguatatuba na abertura do JOMI 2022 em Campos do Jordão. Foto: jornal3idade.com.br
Equipe de Coreografia de Caraguatatuba na abertura do JOMI 2022 em Campos do Jordão. Foto: jornal3idade.com.br

A equipe de Coreografia da cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de SP, ficou em 4º lugar, na disputa com outras 18 cidades na abertura da 1ª etapa do JOMI 2022- Jogos Estaduais da Melhor Idade, ontem, quarta-feira 30 de março.

O Grupo Fênix, composto por 11 mulheres, se apresentou no Auditório Cláudio Santoro, com a música In The Mood, de Glenn Miller, lançada em 1944, em plena 2ª Guerra Mundial.

Caraguatatuba ficou com uma diferença de 2,6 pontos da 3ª colocada São José dos Campos. O primeiro lugar na Coreografia ficou com a cidade de Caieiras e Pindamonhangaba como vice-campeã.

Delegação de Caraguatatuba

Entrada das bandeiras no JOMI 2022, no auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. Foto: jornal3idade.com.br

A delegação de Caraguatatuba foi para a 1ª etapa do JOMI 2022 com 80 atletas para competir em 11 modalidades:  Atletismo Feminino e Masculino (A e B), Bocha Masculino, Buraco Masculino e Feminino, Coreografia Misto, Dança de Salão Misto (A e B), Domino Masculino e Feminino, Malha Masculino, Natação Feminino e Masculino (A, B, C e E), Tênis Masculino, Tenis de Mesa Masculino, Voleibol Adaptado Feminino e Masculino (A e B). Participam do JOMI atletas a partir dos 60 anos.

O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo e a presidente  do Fundo Social e de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, estiveram presentes na abertura das competições, em Campos do Jordão.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o novo nome do antigo JORI-Jogos Regionais do Idoso- que realizou 23 edições, coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras onde eles aconteceram. O nome foi mudado pelo governador João Dória, na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19. 

Esse é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

Calendário de todas as etapas