

Um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, que segundo o Sistema de Projeções Populacionais da Fundação Seade, terá em 1º de julho de 2025, perto de 26 mil idosos, o Ipiranga tem agora um Comitê do Bairro Amigo do Idoso, criado pela Subprefeitura, como a nova modalidade governamental municipal de atuação junto a população idosa na cidade.
Na última quinta-feira, 7 de abril, foi realizado o segundo encontro aberto para a organização do Comitê, no auditório da Subprefeitura. Desde 18 de janeiro que a organização vem sendo discutida dentro da Subprefeitura. Nessa última reunião, estiveram presentes lideranças tradicionais da região, gestores de entidades e coordenadores de trabalhos com idosos. Na mesa a coordenação foi de Gilberto da Silva, da Subprefeitura do Ipiranga e a historiadora Malu de Alencar. O Subprefeito Adinilson Almeida passou para os cumprimentos, no final do encontro.
Segundo documento distribuído naquela manhã, no Ipiranga a iniciativa partiu de Flávio Luiz Passaia, “especialista em marketing para o público sênior”, membro do grupo Trabalho 60+, de onde surgiu a ideia da criação dos Comitês nas Subprefeituras.
Também foi divulgada a existência de três outros Comitês já implantados: o 1º Vila Clementino/Saúde, com apoio da UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo, o 2º Brás/Mooca, com apoio da USP Leste e o 3º Higienópolis/Consolação.
Várias pessoas manifestaram a importância desse novo trabalho do governo municipal caminhar com representantes da comunidade, respeitando os trabalhos já existentes e buscando integrar os 34 grupos de terceira idade existentes no território.
Elisabeth Quedas-uma das mais conhecidas lideranças entre os grupos de terceira idade no bairro- lembrou que em 2022 o Ipiranga será o berço do Bicentenário da Independência do Brasil e que até agora não existe programação que integre os idosos nos festejos.
A historiadora e pesquisadora Malu de Alencar ressaltou a importância do trabalho da “Memória do Bairro”, de que também seja uma das funções do Comitê buscar registrar a participação dos idosos neles.
A advogada Conceição Aparecida de Carvalho, que é presidente da Comissão da Pessoa Idosa, da OAB do Ipiranga, ressaltou a importância do trabalho de capacitação dos idosos.
A representante das líderes da Pastoral da Pessoa Idosa do Ipiranga, Eunice da Silva, que há muitos anos coordena a implantação da PPI nas comunidades do bairro, lembrou que a pandemia atingiu muitos velhos da região e que eles estão precisando de apoio.
No final da reunião foram listadas as entidades e pessoas que vão compor o Comitê para estarem no texto da Portaria que deverá ser publicada esta semana. Subprefeitura ainda não passou o texto final para divulgação.
