2ª Jornada da Leitura 6.0 com escritores falando sobre livros e hábitos na velhice

O Observatório do Livro vai realizar, de 26 a 28 de abril, a 2ª edição da  Jornada da Leitura 6.0, virtual, para  ampliar a divulgação, entre a população mais velha, sobre os benefícios da leitura de livros para uma velhice mais saudável. O evento este ano está sendo feito em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto.

Durante os três dias de “lives”, especialistas e escritores falarão das suas paixões literárias e o quanto o hábito de ler só se intensificou com o passar dos anos e como isso melhora qualidade de vida.

A abertura na terça-feira, 26/4, contará com a antropóloga e colunista da Folha de S. Paulo Mirian Goldenberg, que é referência nos estudos sobre gêneros e envelhecimento. Ela lançou recentemente o livro “A invenção de uma bela velhice”, no qual apresenta questões indispensáveis para os velhos de hoje, mas também os de amanhã, conquistarem uma “bela velhice”, segundo define a autora.

“Encontrar um projeto de vida, buscar o significado da existência, valorizar a liberdade, alimentar a felicidade, cultivar a amizade, viver intensamente o presente, aprender a dizer não, respeitar as próprias vontades e verdades, vencer os medos e dar muitas risadas”, adianta Mirian. 

O evento será transmitido pelo Facebook e YouTube, das 16 às 18 horas, e contará, ainda, com convidados como o escritor Antônio Torres, ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras. 

Galeno Amorim, idealizador do Clube de Leitura 6.0 e presidente do Observatório do Livro, diz que mais do que o entretenimento cultural, os clubes de leitura para idosos e atividades como a jornada estimulam maior convívio social, cultura, lazer e informações para o bem-estar dos participantes. As vagas para participar da jornada são limitadas e as inscrições podem ser feitas através deste link