logo

Marcela de Castro Valente presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB SP

A advogada Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente é a nova presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP, para a gestão 2022/2024. Foto: divulgação

A advogada  Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente é a nova presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP, para a gestão 2022/2024.

Ela exerce a profissão desde 1991 e até 2012 era professora em cursos de graduação e pós-graduação em Direito. É Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie, Mestre em Direito das Relações Sociais e Doutoranda em Direito Constitucional pela PUC/SP. Foi presidente da OAB, Subseção de Jaú, no Interior de SP, onde também atuou como membro dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Assistência Social e do Idoso.

O Jornal da 3ª Idade conversou com a Dra. Marcela, para saber dos seus projetos e atuação com os idosos de São Paulo.

Jornal da 3ª Idade – Quando a senhora tomou posse na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-SP?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Eu tomei posse no final de junho passado, mas a Comissão da Pessoa Idosa com os demais membros só foi formada em 16 de agosto. Eu estava anteriormente como coordenadora de um grupo de trabalho da Comissão da Mulher  e precisei sair de lá para assumir o convite da Dra Patrícia (Patrícia Vanzolini é primeira mulher a presidir a OAB SP).

Jornal da 3ª Idade – A senhora já atuou na área do envelhecimento?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Na minha cidade, Jaú, eu atuei como membro de Conselhos e atualmente sou também vice-presidente de uma casa de idosos, o Abrigo São Lourenço que em 2023 fará 100 anos. Jaú também tem sua Comissão da Pessoa Idosa na OAB local. No entanto sabemos que no Estado como um todo são poucas ainda as comissões nas Subseções.

Jornal da 3ª Idade – Esse trabalho de ampliar a criação de Comissões nas Subseções será um dos objetivos na nova gestão?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Temos vários objetivos e para isso tivemos o pronto atendimento nos convites de nossos consultores. Temos duas advogadas ligadas ao Direito da Família: Dra. Carmela Dell Isola, que tem seu trabalho voltado para o Direito do Idoso, se especializou na “Geração Prateada”e a Dra. Kátia Boulos, que atua há muitos anos na área do Direito da Mulher, mas que tem os idosos na sua pauta. Temos também a Dra. Evany Bettine de Almeida, gerontóloga e o Dr. Ivan Aprahamian, médico geriatra, que atua com política pública. Dentre os consultores a gente quis mesclar para ter uma Comissão que não só estude as questões relativas aos direitos dos idosos, mas que tenha uma participação ativa de ações.

Jornal da 3ª Idade – Desde a sua criação em 1996, a Comissão da Pessoa Idosa da OAB SP teve momentos bem distintos. Ela já esteve próxima dos movimentos sociais, em alguns períodos mais voltada para universidades e governos e até fechada somente para os advogados idosos. Qual será o perfil da sua gestão?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Vamos procurar transitar entre os dois nortes. A nossa campanha do Dia Internacional do Idoso, que se estende até o final de outubro, mostra um pouco disso.

Jornal da 3ª Idade – Essa campanha foi amplamente divulgada?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Não, ela está somente no nosso Facebook, na página da Comissão. Ainda não temos um Instagram. A campanha consiste em pequenos vídeos de advogados idosos falando da sua alegria na profissão, mas com uma abertura feita por uma jovem que acabou de receber sua carteira da OAB. Essa intergeracionalidade que para nós será muito importante. Temos um vídeo do Dr. Jayme Cestari, um advogado de 100 anos que atua na profissão há 70 anos.

Jornal da 3ª Idade – Fizemos várias reportagens com advogados idosos, que continuam atuando, mas que tem uma enorme dificuldade com a digitalização dos processos. Vocês pretendem atuar nesse segmento?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Existe um trabalho, implementado pela atual gestão da OAB-SP, o Helpdesk que já auxilia no acompanhamento do advogado que tem dificuldades. Vamos fazer um trabalho com as Subseções para ampliar a atuação desse Helpdesk. Queremos trabalhar pela inclusão das pessoas idosas e o digital faz parte, não só para advogados e advogadas. Hoje a necessidade de saber preencher formulários e requisições está em todas as áreas e ajudar os idosos nesse segmento é uma forma também de combater o isolamento. 

Jornal da 3ª Idade – Quais são os outros projetos?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Estamos montando um grupo de estudos de combate ao Idadismo e o Estarismo e também um Observatório do Legislativo, para verificar as brechas do que está funcionando e fazer um acompanhamento geral. Temos dois anos e meio para trabalhar.

Jornal da 3ª Idade -Qual será a atuação da sua gestão junto a Comissão Nacional das Comissões da Pessoa Idosa da OAB?

Dra. Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP – Queremos trabalhar para realizar uma reunião em SP.