logo

Com o tema “Dança” as idosas de Matão mostraram que o brilho nos olhos e os sonhos não têm idade

A equipe da cidade de Matão conquistou a Medalha de Ouro, na modalidade Coreografia A 60+, na Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (o JOMI Estadual), que até o domingo 28 de maio estarão sendo disputados no município de Barretos. 

Diferente de outras fases do campeonato, a prova aconteceu um dia antes da abertura oficial, no Ginásio de Esportes João Batista da Rocha – Rochão, na Av. Conselheiro Antônio Prado, S/Nº, (ao lado do North Shopping Barretos).

A prova de Coreografia contou com duas Categorias: A com participantes 60+, vencida por Matão, com Viradouro em segundo e Itirapuã em terceiro. A Prof.ª Ana Caroline Dantas Moura é quem fez a coreografia.

Na Categoria B 70+ participaram 18 cidades: Américo Brasiliense; Araraquara; Barretos; Bebedouro; Cravinhos; Franca; Guaíra; Ituverava; Jaboticabal; Luís Antônio; Miguelópolis; Monte Alto; Motuca; Orlândia; Patrocínio Paulista; Ribeirão Preto; São Simão e Taquaral.

Ribeirão Preto ficou com a Medalha de Ouro, Cravinhos com a de Prata e Araraquara com o Bronze.

5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Barretos está na 5ª Região Esportiva, que tem a cidade de Ribeirão Preto como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia.