logo

Associação Brasil Parkinson realizará eventos durante todo o mês de abril pela conscientização da doença

A Associação Brasil Parkinson abre na próxima quinta-feira, 4 de abril, na Assembleia Legislativa de SP, um calendário de eventos que organizou para o mês de abril, com ações de conscientização sobre a doença.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que passem de 200 mil pessoas.

O Parkinson é a segunda doença degenerativa mais comum e tem sua expansão ligada a fatores ambientais como: agrotóxicos, poluição e uso de solventes. Não tem cura, mas tem tratamento. É genética, mas não hereditária.

Durante todo o ano temos ações importantes informativas sobre a Doença de Parkinson, mas em abril alinhamos eventos para ampliar o interesse da população. No site da Associação há  livros digitais sobre exercícios físicos e sobre os sintomas, dados sobre tratamentos e serviços relevantes, atividades que podem retardar a evolução da doença. Neste ano, vamos fazer um mutirão para o diagnóstico da DP em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC para quem já apresenta perda de equilíbrio, dor no corpo, tremor de repouso, rigidez e lentidão de movimento, informa a Drª Érica Tardelli,  especialista em Ciências da Reabilitação e presidente da Associação Brasil Parkinson.

Programação em abril de 2024

3/ 4 – Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo – 9h30 – encontro com participação do Dr Henrique Ballalai Ferraz–neurologista, Chefe do Setor de Distúrbios do Movimento e Prof da UNIFESP; Dra Carolina Candeias da Silva (Unifesp) e pacientes com DP em tratamento na ABP.

4/4 – Dia Nacional do Parkinsoniano.

6/4 – Mutirão na Faculdade de Medicina do ABC – das 08h às 12h, no ambulatório de neurologia do campus do centro universitário da Faculdade de Medicina do ABC, avaliação gratuita e conscientização da Doença de Parkinson – inscrições prévias no site da ABP – https://www.parkinson.org.br/

11/4 – Dia Estadual de Conscientização da DP (Lei 17.644/2023) e Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson – 15h30 – evento na Câmara Municipal de S. Paulo com participação Dra Chien Hsin Fen, do Hospital das Clínicas de SP; Dr Felipe Braule, advogado; Dra. Érica Tardelli,  Doutoranda em Ciências da Reabilitação – USP e presidente da ABP; Dra. Giovanna Diaferia, fonoaudióloga da ABP e pacientes com DP.

14/4 – Caminhada na USP – 08h30 – largada em frente a Faculdade de Direito da USP

20/4 – Torneio de Ping Pong Parkinson e Boxe – Decathlon Anália Franco – 10h30 *Exclusivo para associados da ABP

Leia outras matérias sobre Parkinson