logo

Coreografia de Bálsamo ficou com a Medalha de Bronze, na 6ª Etapa Estadual do JOMI 2023 em Araçatuba

O grupo de Coreografia da cidade de Bálsamo ficou em 3º lugar na modalidade, ganhando a Medalha de Bronze, na 6ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (o JOMI Estadual), que até o domingo 11 de junho estará sendo realizado no município de Araçatuba. 

Mirassolândia ficou com a Medalha de Ouro e Bilac ficou com a Medalha de Prata, todas na categoria Coreografia B. A única concorrente na Categoria A foi a cidade de São José do Rio Preto, que será a anfitriã da final em setembro, que assim ficou diretamente classificada.

As apresentações da modalidade aconteceram na quadra esportiva da Emeb Euza Neuza Marcondes Lários, com a representação das delegações das 53 cidades participantes, que até o final do torneio somarão 2500 atletas envolvidos.

Na mesa da abertura solene do evento estavam o Prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a Coronel PM Helena Reis, Secretaria Estadual de Esportes, a supervisora de Coreografia e de Dança de Salão da organização do JOMI, Glicia Bellemo; o secretário municipal de Esporte Lazer e Recreação de Araçatuba, Sérgio Tumelero, além de várias outras autoridades locais.

A Coreografia de Bálsamo, com o tema “Transformação” e a e com a música I Will Always Love You – Whitney Houston, venceu com um grupo de 11 dançarinos: Ana Maria dos Reis, Ana Topan Gonçalves, Emilia Marangoni, Ermelinda Marques, Ilto Rodrigues de Assis, Izilda Martins Rissoli, Maria de Lourdes Bazeia, Osvaldo Violin Gonçalves, Vandernil Alves, Vera Lucia dos Anjos, Zenilda Alves Lorijola. O coordenador foi Marcelo Carvalho. Os coreógrafos são Cássia Heleno e Fagner Rodrigues.

Cidades que estão em Araçatuba são da 6ª Região Esportiva de SP

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Araçatuba está na 6ª Região Esportiva, que tem a cidade de São José do Rio Preto como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. 

Leia todas as matérias da 6ª Etapa do JOMI Estadual 2023